Cotidiano

Milhares de pessoas vão passar pelos 2 cemitérios da Capital, nesta 4ª-feira

Programação com missas e culto evangélico será realizada durante todo o dia para os que forem visitar os túmulos de seus entes queridos

Os cemitérios de Boa Vista esperam para hoje uma intensa movimentação de parentes e amigos que visitarão os túmulos de seus entes queridos neste Dia de Finados. Tanto o Cemitério Municipal Nossa Senhora da Conceição, no bairro São Vicente, Zona Sul, quanto o Parque Cemitério Campo da Saudade, que é privado, no bairro Centenário, na Zona Oeste, estarão abertos para visitação a partir de 6h. Uma programação com missas e cultos evangélicos será realizada até o início da noite.

O atendimento ao público será reforçado para auxílio na localização dos túmulos. Os trabalhos de conservação já foram realizados nas áreas comuns dos cemitérios, como limpeza, pintura, capina, poda de árvores e gramas. Os vendedores ambulantes já estão montando suas barracas e garantindo seus espaços em frente aos dois cemitérios. O movimento de familiares que foram limpar e realizar benfeitorias nas sepulturas começou a se intensificar ainda na semana passada.

Segundo o administrador do Parque Campo da Saudade, Anselmo Martínez, cerca de mil pessoas passou diariamente pelo cemitério nos últimos dias com intuito de realizar limpezas e melhorias nos túmulos. No Nossa Senhora da Conceição, a administração espera para hoje a presença de três mil pessoas durante todo o dia.

“As pessoas limparam os túmulos por conta própria, contrataram empresas ou pessoas terceirizadas também para a realização de benfeitorias”, disse ao informar que o Parque Campo da Saudade disponibilizará de colaboradores de campo para auxiliar na localização. O mesmo fará a administração do Cemitério Nossa Senhora da Conceição, que informará a quadra onde estão as sepulturas.

PROGRAMAÇÃO – Os visitantes poderão participar de missas e cultos evangélicos nos cemitérios. As missas no Parque Campo da Saudade acontecerão às 7h e 10h. No período da tarde, será às 17h. Já o culto evangélico será realizado às 16h. No Cemitério Nossa Senhora da Conceição, as missas serão celebradas às 9 h, e à tarde às 17 h, na capela do local, conduzidas pela Paróquia da Consolata.

TRANSPORTE – Os familiares que precisarem de transporte público para se deslocar até os dois cemitérios poderão utilizar linhas de ônibus especiais, que contarão com auxílio dos fiscais da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur), que acompanharão o movimento ao auxiliar o embarque e o desembarque dos usuários.

Os ônibus sairão do Terminal José Campanha Wanderley, no Centro, e retornarão para o mesmo local. Devido ao feriado, a Prefeitura informou que para os demais destinos da Capital, o transporte será realizado com 90% da frota. Os taxistas de lotação atuarão até meio-dia.

TRÂNSITO – Devido à grande movimentação de veículos prevista nas imediações dos dois cemitérios, a fiscalização no trânsito será reforçada pela Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran).

Haverá mudanças na direção do trânsito. De acordo a Prefeitura, o acesso ao cemitério Nossa Senhora da Conceição, no bairro São Vicente, deverá ser preferencialmente pelo portão principal, na Avenida Paulo Coelho Pereira, que já foi interditada no sentido bairro/centro, onde estão instaladas as barracas e onde funcionará também o estacionamento. O sentido centro/ bairro da via ficará livre para o trânsito de veículos.

Já todos os retornos da Avenida Centenário, que dá acesso ao cemitério Campo da Saudade, serão interditados, tendo o motorista que seguir até a rotatória, no final da avenida, para fazer o retorno. (A.D)

Autônomos aproveitam feriado para comercializar velas e coroas de flores

Os vendedores ambulantes aproveitarão o Dia de Finados para ganhar um dinheiro extra, comercializando velas, coroas de flores de todos os tipos, bebidas, alimentos, entre outros produtos. Eles já garantiram seus espaços em frente aos dois cemitérios. A maior estrutura montada pelos ambulantes está em frente ao Nossa Senhora da Conceição, onde a Avenida Paulo Coelho Pereira, que dá acesso ao local, foi interditada.

As barracas foram montadas ao longo da semana. Ontem, em frente ao Parque Campo da Saudade, na Avenida Centenário, no bairro do mesmo nome, as irmãs Edileide Silva e Evanilce Cerdeira já estavam com a barraca instalada com diversos produtos expostos, sendo a maioria coroas de flores feitas artesanalmente desde março, quando elas começaram a se preparar. “Produzimos essas flores durante seis meses e em setembro elas já estão prontas”, disse ao acrescentar que os preços de uma coroa de flores variam de R$ 15,00 a R$ 40,00.

Em frente ao mesmo cemitério, aproveitando o movimento de familiares que foram fazer limpeza nos túmulos, estava o vendedor de picolé Jean Enold Edmmond. Vindo do Haiti, um país do Caribe, já aprendeu que o grande movimento de pessoas nos cemitérios no Dia dos Finados propicia boas vendas. “Disseram que aqui as vendas serão boas hoje e amanha”, apostou o vendedor.

Nas imediações do Cemitério Nossa Senhora da Conceição, o vendedor Raimundo da Silva já estava com velas, fósforos, flores soltas, água mineral e refrigerantes expostos para comercialização. “Esta é uma data importante para lembrar os nossos entes falecidos e também para que a gente possa aumentar a renda com a venda de produtos que são necessários neste dia tão importante”, comentou o vendedor. (A.D)

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.