Cotidiano

Militares da Operação Acolhida em Roraima estão com Covid-19

A FolhaBV recebeu a informação de que a Sesau confirmou 12 novos casos de Covid-19, neste sábado (11), entre eles estão os dos militares da Acolhida

O comandante da Operação Acolhida em Roraima, general Antonio Manoel Barros, confirmou à equipe Folha BV que sete militares do 8° Contingente da Força-Tarefa Logística Humanitária (FT-Log) da Operação Acolhida testaram positivo para o coronavírus.

“Isso era esperado, embora todos os esforços foram feitos no sentido de achatamento da curva de disseminação e temos tido êxito, porque nenhum venezuelano sob a responsabilidade da Acolhida foi contaminado. Evidentemente que nós, que estamos na linha de frente e por termos contato com vários entes que trabalham nessa área de risco, estamos mais suscetíveis à contaminação e foi o que aconteceu. Dos sete casos que temos todos estão muito bem, não temos problemas de intercorrências e estamos seguindo o protocolo previsto”, afirmou general Barros.

O comandante da Operação Acolhida comentou que existe um protocolo rígido nesse sentido de controle. “Então, se temos militares suspeitos e, antes de qualquer exame, eles são isolados. De acordo com a evolução é coletado material para saber se ele está dando positivo ou não. E aí continua o monitoramento, evidentemente como positivo”, informou.

Em nota, a Operação Acolhida informou ainda que os resultados foram entregues no dia 10 de abril, e que os militares não são do grupo de risco e estão isolados e em segurança desde o início da manifestação dos sintomas, seguindo os protocolos do Plano Emergencial de Contingenciamento para o Covid-19, baseados nas orientações e regulamentação do Ministério da Saúde.

MAIS 05 CASOS

A Folha BV recebeu a informação de que a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) confirmou doze novos casos de Covid-19 neste sábado (11). E, que desse total, sete são militares da Operação Acolhida, como foi confirmado pelo comandante general Barros.

A equipe de reportagem entrou em contato com a Sesau para saber se procede a confirmação de mais cinco novos casos e aguarda retorno.

*Matéria atualizada às 13h45 com a resposta da Sesau

Em nota, a Sesau (Secretaria Estadual de Saúde), por meio do DVE (Departamento de Vigilância Epidemiológica), confirma que dos 12 novos casos divulgados no último boletim sobre o novo coronavírus, na noite dessa sexta-feira (10), sete são militares que fazem parte da Operação Acolhida.