Cotidiano

Ministério da Saúde autoriza vacinação de pessoas acima de 18 anos

A Sesau informou que o estado vem seguindo integralmente o Plano Nacional de imunização e aguarda a orientação detalhada do Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde autorizou o início da vacinação contra a Covid-19 para adultos, de 18 a 59 anos, de grupos não prioritários no Brasil e delimitou a ordem de prioridade para imunização de trabalhadores da Educação. As definições foram divulgadas em nota técnica nesta sexta (28).

Segundo informações agora inclusas no Plano Nacional de Imunização, professores de creches e pré-escolas serão os primeiros da fila para aplicação de doses da vacina. E os da educação superior serão os últimos na escala de prioridade.

A pasta informou que começará a enviar doses aos estados, de forma escalonada, para atender a esse público, juntamente com outros grupos prioritários definidos pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO).

A motivação da priorização dos profissionais da educação se deve aos impactos sociais ocasionados pela Covid-19 com a necessidade de volta às aulas presenciais. As creches e escolas contribuem não só para a educação de milhares de brasileirinhos como também garantem a segurança alimentar das crianças.

No caso dos profissionais da educação, a orientação é seguir essa ordem de prioridade: creches, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA e, na sequência, trabalhadores da educação do ensino superior.

Para além dos grupos prioritários, entre eles os profissionais da educação, o Ministério da Saúde também inicia paralelamente a vacinação da população geral, entre 18 e 59 anos. Isso porque estados e municípios relataram demanda diminuída dos grupos elencados no plano de vacinação.

Esse grupo poderá começar a ser imunizado de maneira escalonada e por faixas etárias decrescentes, desde que a vacinação dos grupos prioritários restantes seja mantida e cumprida, de acordo com a ordem estabelecida pelo PNO.

GOVERNO DO ESTADO

A Secretaria de Saúde informou que o estado vem seguindo integralmente o Plano Nacional de imunização e aguarda a orientação detalhada do Ministério da Saúde, mas que a coordenação de vigilância epidemiológica se reunirá com o Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização para definir sobre a logística de vacinação desse público.

Ainda na nota a Sesau ressaltou que até o momento, das 250.110 vacinas foram enviadas pelo MS para Roraima, e destas 209.201 doses já foram distribuídas, o que representa mais de 83% de distribuição do total recebido pelo MS.

Ressalta ainda que das 135.991 doses já aplicadas, 82.999 são de primeiras doses e 52.992 são de segundas doses, conforme dados do Vacinômetro da Sesau, que pode ser acessado no link: saude.rr.gov.br/vacinometro.