O Ministério da Saúde (MS) divulgou em seu site nesse domingo, 7, às 21h40, dados referentes aos casos de Covid-19 em Roraima, mas, no entanto, um dado que tem chamado a atenção é o que se refere ao número de óbitos ocorridos no estado, em decorrência da doença.
Em nota publicada hoje para justificar a confusão na divulgação do número de mortes do novo coronavírus no país no dia anterior, o Ministério da Saúde apontou Roraima como o principal culpado. Segundo a pasta, o estado divulgou dados errados que foram corrigidos posteriormente. O governo de Roraima, porém, negou que tenha repassado números errados e diz que houve um erro de digitação por parte do ministério.
A reportagem acessou o site nessa segunda-feira, 8, e os dados disponíveis apontam que 762 mortes foram registradas no estado, enquanto que a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) divulgou no último Boletim Epidemiológico, também nesse domingo, 145 óbitos confirmados.
Ainda no site o Ministério da Saúde informa ainda o número da população do estado (605.761 habitantes) e o número de casos confirmados em Roraima (5.426).
SESAU – A reportagem entrou em contato com o Governo do Estado, e a Sesau por meio de nota informou que de acordo com os dados atualizados do SIM (Sistema de Informações de Mortalidade) 145 pessoas foram a óbito por Coronavírus (Covid-19) em Roraima, até a noite do dia 7 de junho.
Quanto aos dados do Ministério da Saúde, que apontavam 726 mortos no Estado de Roraima, a nota acrescentou que o próprio Ministério, em suas redes sociais, retificou os dados por erro de digitação.
A nota ressalta ainda que o Boletim Epidemiológico pode ser acessado no site da Sesau no www.saude.rr.gov.br ou também na plataforma roraimacontraocorona.rr.gov.br. Os números são atualizados diariamente, conforme os dados do CIEVS.
MINISTÉRIO – A FolhaBV entrou em contato com o Ministério da Saúde e aguarda retorno.