O Ministério do Turismo destacou cinco sugestões de locais extremos para visitar, entre florestas, praias, montanhas e campos. Um dos destinos destacados é uma expedição a um ponto isolado em Roraima conhecido como a Nascente do Rio Ailã , ponto mais setentrional do país.
A nascente do Rio Ailã, em Roraima é o extremo norte do país, segundo o site do Ministério e uma operadora local oferece dois tipos de roteiro para desbravar o local: o primeiro é partindo de helicóptero, com saída do município de Uiramutã – o mais setentrional do Brasil – até o topo do monte Caburaí. De lá, os turistas fazem uma caminhada de cerca de uma hora até a nascente, onde passam o dia.
O segundo é mais radical: uma expedição por terra. O grupo parte de avião do aeroporto de Boa Vista até uma comunidade indígena da etnia Ingarikó.
De lá, partem a pé por dentro da mata fechada durante cerca de quatro dias até chegar à Nascente do Ailã. Essa modalidade só é feita por agendamento e grupos de quatro a 12 pessoas. A melhor época para a expedição é entre outubro a março, quando diminuem as chuvas na região.
Outros pontos destacados foram a pequena cidade de Urupema, na serra catarinense, que registra temperaturas de até 8° Celsius negativos; Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil (1,7 mil metros acima do nível do mar); a curva do Rio Chui, no Rio Grande do Sul, que é o ponto mais ao sul do país; e Marajó que está entre os mais importantes cenários ecológicos do Brasil.
Cotidiano
Ministério destaca Rio Ailã em Roraima como atração turística
O lugar atrai os turistas por conta de suas características extremas e belezas naturais