O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) recomendou ao prefeito de Uiramutã, Tuxaua Benisio (Rede), que suspenda ou cancele o 62º Festejo de Uiramutã, que começa nesta quinta-feira (20) em alusão ao dia de São Sebastião e segue com programação nos dias 21 e 22 de janeiro.
Na recomendação, o Ministério Público sugere a remarcação do festejo devido à alta no número de casos de covid-19 nas últimas semanas e solicita que o evento ocorra em um período em que a transmissibilidade do coronavírus e o sistema de saúde estadual estejam, minimamente, sob controle, o que, obviamente, não reflete a atual situação do Estado de Roraima.
O MPRR recomendou ainda a suspensão ou cancelamento e não emissão de qualquer tipo de alvará que autorize festas e eventos que resultem em aglomerações de pessoas, pelo menos até a primeira semana do mês março de 2022, período que compreende o carnaval.
A recomendação pede ainda que seja feita análise e acompanhamento diário de casos e internações para afrouxamento das medidas e que a prefeitura realize intensa fiscalização nos locais onde comumente são realizados eventos de tal natureza.
Apesar da recomendação, em um áudio atribuído ao secretário de Turismo e Meio Ambiente de Uiramutã, Joaquim Souza Lima Neto, afirma que o festejo não será cancelado ou adiado.
“Bom dia minha família maloca de Uiramutã, aqui é secretário de turismo e meio ambiente de Uiramutã, secretário Netinho. Acabamos de ter uma reunião com todos os secretários, vereadores, prefeito. Então a nossa decisão em unanimidade é continuar com nosso festejo. Justificativa, temos muita para continuar, apenas pedimos a vocês que tem amigos, colegas, companheiros, obedecer apenas os critérios que já foram colocados aí, questão de uso de máscara, vacinação, essas coisas. Então fica já ciente todo mundo. Que Deus esteja nos abençoando nesse festejo, nos protegendo e livrando de todo mal que já tá aí né. Então essa é nossa palavra, nós vamos estar colocando uma nota informativa nos grupos. Então, essa é a nossa decisão. Que Deus esteja nos abençoando, obrigado e qualquer coisa estamos aqui a disposição”.
Outro lado – A equipe de reportagem entrou em contato com o prefeito de Uiramutã, Tuxaua Benisio, por telefone, porém as ligações não foram atendidas.