A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e a Coordenação de Vigilância em Saúde devem retornar em até 48h as publicações dos boletins epidemiológicos sobre os casos de coronavírus em Roraima diariamente, e não semanalmente.
A recomendação publicada nessa quarta-feira (29) é feita pelo Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) e o Ministério Público Federal (MPF).
O Boletim traz informações detalhadas sobre os novos casos do coronavírus em Roraima, o quantitativo em municípios, idade, sexo e sintomas apresentados pelos infectados. O governo anunciou na última segunda-feira (27) que devido o aumento de casos o balanço seria semanal.
“[…] Os boletins divulgados diariamente contêm não só informações, mas orientações epidemiológicas necessárias para a compreensão e contenção da pandemia, não sendo razoável, tampouco oportuno, que sejam divulgados apenas uma vez por semana” informou a recomendação.
A recomendação também ressaltou a importância da divulgação dos casos detalhados como “Emergência de Saúde Pública” de importância internacional e que o boletim diário elaborado não só permite o acompanhamento e a intervenção inoportuna para o controle da doença em Roraima, mas também a divulgação das informações para os órgãos de controle, a imprensa e a população em geral.