INTERLIGAÇÃO NACIONAL

Ministro afirma que Roraima já pode entrar no sistema elétrico nacional

Alexandre Silveira disse que recebeu convite para inaugurar 96 torres de transmissão entre Boa Vista e Manaus

A declaração do ministro aconteceu na última sexta-feira (24) durante evento de inauguração da planta de produção de Etanol 2G, em Guariba, São Paulo. (Foto: Tauan Alencar/ MME)
A declaração do ministro aconteceu na última sexta-feira (24) durante evento de inauguração da planta de produção de Etanol 2G, em Guariba, São Paulo. (Foto: Tauan Alencar/ MME)

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que Roraima já pode entrar no Sistema Interligado Nacional (SIN) de energia. De acordo com ele, 96 torres de transmissão entre Boa Vista e Manaus estão prontas para serem inauguradas.

A declaração do ministro aconteceu na última sexta-feira (24) durante evento de inauguração da planta de produção de Etanol 2G, em Guariba, São Paulo. Na fala, Silveira explicava feitos já realizados de Norte ao Sul do Brasil e mencionou que recebeu o convite para funcionamento das torres de energia.

“Ontem [23] eu tive convite para já inaugurar, presidente Lula, 96 torres de transmissão, que já foram colocadas de pé entre Manaus e Boa Vista, interligando o último Estado da federação ao Sistema Interligado Nacional de energia elétrica, o que vai nos permitir avançar ainda mais com a segurança energética da América do Sul”, declarou.

+ Governo Federal habilita comercializadoras a importar energia da Venezuela para RR

Ainda conforme Silveira, a interligação de Roraima ao SIN garantirá segurança energética no país, principalmente pelo retorno do fornecimento de energia da Venezuela. “Temos um setor elétrico que nenhum país. com a dimensão territorial do Brasil, é interligado”, completou o ministro.

Obras não estão concluídas

Apesar do anúncio, as obras que finalizarão a integração de Roraima ao SIN não estão concluídas. Ao todo, o projeto consiste na instalação de um total de 1.440 torres. A ordem de serviço para a obra foi assinada em agosto de 2023.

+ Governo Lula autoriza obras de Linhão e retomada da energia da Venezuela para RR