O Ministro da Justiça, Anderson Torres, veio a Roraima para participar de solenidade de posse do delegado José Roberto Peres como novo superintendente da Polícia Federal em Roraima (PF-RR). A cerimônia, com a presença de autoridades do estado, ocorreu na manhã desta quinta-feira, 20.
A solenidade ocorreu no auditório da Superintendência da Polícia Federal, situada na Avenida Brasil, 551, bairro 13 de setembro e contou com a presença do governador Antônio Denarium; diretor geral da Polícia Federal, Paulo Gustavo Maiurino; presidente da Assembleia Legislativa, Soldado Sampaio (PC do B); Procurador chefe do MPF-RR, Miguel de Almeida Lima; e o comandante da 1ª brigada de Infantaria de Selva, general Adriano Fructuoso da Costa.
O ministro, que já foi superintendente da Polícia Federal em Roraima, ressaltou a atuação no estado em razão da região de fronteira. “O trabalho agora é dar condições da PF em Roraima combater o crime organizado”, afirmou.
O novo superintendente, ao fazer uso da palavra, frisou o compromisso de manter o foco no combate às organizações criminosas, enaltecendo o trabalho que já vem sendo realizado pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) em Roraima.
TERMO DE COOPERAÇÃO – Antes da solenidade de posse, foi assinado o acordo de cooperação tecnológico entre a Polícia Federal e representante da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), com vista a implantação do projeto Mitra.
Mitra é uma solução tecnológica que traz o lema “conhecer para proteger”, que visa proporcionar às forças de segurança de Roraima o pleno conhecimento das pessoas que entram e saem do nosso país.
“Assim, através da biometria e do reconhecimento facial com o uso de câmeras de altíssima resolução, poderemos combater os vários crimes transnacionais, especialmente aqueles relacionados às violações dos direitos humanos”, informou a PF-RR.