A Quarta-feira de Cinzas representa o início da quaresma, que são os 40 dias que antecipam a Páscoa, uma das principais celebrações da Igreja Católica. Durante esse período, os fiéis fazem o jejum de hábitos ou de algum tipo de alimento para entrarem em reflexão espiritual e procurar fazer os reparos necessários.
Na noite de ontem, 6, uma missa de celebração marcou o começo do período, que segue até a quinta-feira da Semana Santa. A tradição entende que o recolhimento para oração e penitência significa os 40 dias de dor e sofrimento passados por Jesus Cristo no deserto e na crucificação.
Conforme explicou o padre Paulo Mota, serão realizadas atividades como retiros, catequese e liturgia pra dar ênfase à reflexão que a quaresma proporciona.
“Tem também a Campanha da Fraternidade que a igreja lança de forma nacional. Este ano, será de políticas públicas, lembrando que elas são responsáveis para que a população tenha condições de grande vida”, disse.
A terapia espiritual pode ser feita conforme a maior necessidade do fiel em deixar de lado algo que está trazendo o impedimento para o crescimento. Uma dos costumes da quaresma é também a marca na testa feita com cinzas no primeiro dia do período o que, de acordo com a história, demonstra a humildade e disposição para a mudança de vida. Logo após o término dos 40 dias, é esperado que o fiel não tenha mais os mesmos hábitos ou que consiga largar os vícios.