Cotidiano

Mobilização para elaboração da base curricular nacional será amanhã

Em Roraima, as discussões em torno da consulta pública, necessária para a elaboração do BNCC

Em Roraima, os gestores educacionais, professores e pais de alunos vão receber informações sobre a consulta pública para a construção da BNCC pela plataforma da Univirr

‘Amanhã será o dia nacional da base’. É dessa forma que o Ministério da Educação (MEC) está convocando os gestores educacionais, professores e toda a sociedade para participar do dia de mobilização para a consulta pública necessária para a construção do Banco Nacional Comum Curricular (BNCC) em todo o país, marcado para amanhã (2).

Em Roraima, as discussões em torno da consulta pública, necessária para a elaboração do BNCC, serão transmitidas para todos os municípios do estado por meio da plataforma da Universidade Virtual (Univirr). O encontro inicia às 8h30 e segue até às 11h. Tudo será transmitido e acompanhado pela equipe técnica do MEC.

A medida tem como principal finalidade ser um documento nacional comum para nortear o conteúdo do ensino básico no país. Para que isto aconteça, a população e os educadores terão que acessar o portal do BNCC (http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio) e incluir nessa plataforma sua contribuição quanto ao que cada acha necessário ser estudado em cada ano da educação básica.

As propostas para a construção da BNCC devem ser enviadas até março de 2016. Depois desse período, uma equipe de especialistas do Ministério da Educação, que vai receber profissionais de todo o país, vai consolidar o documento que será encaminhado ao Congresso Nacional para aprovação.

A BNCC é uma das medidas previstas no Plano Nacional de Educação, qe entrou em vigor no ano passado. Os projetos pedagógicos das escolas no país são definidos até hoje de acordo com os Parâmetros Nacional Curriculares. Agora, o documento a ser consultado será a BNCC que tratar os objetivos mais concretos de forma a orientar melhor os planos de aula e o projeto pedagógico.

O coordenador local da mobilização, Kennedy Leite, explica que a partir do momento que a base nacional for estruturada, todas as escolas públicas e privadas terão que elaborar seus currículos de acordo com o BNCC.

“A base nacional vai dizer o quê que o aluno deve aprender de acordo com o ano e o segmento no qual está inserida. A base não é currículo. São objetivos principais, gerais, para a construção dos currículos. Mas o grande diferencial neste momento é a participação da sociedade nesse processo”, reforça.

Até o momento, sete municípios já foram visitados e a população convidada a participar da consulta pública: Alto Alegre, Amajari, Boa Vista, Bonfim, Cantá, Iracema e Pacaraima. Os municípios do sul do estado e Uiramutã serão visitados até o dia 17 de dezembro.