Cotidiano

Morador de São Luiz reclama de descaso com município

Moradores estão preocupados quanto ao abastecimento de água e energia elétrica no município, principalmente em razão da estiagem

Um morador do município de São Luiz do Anauá, região Sul de Roraima, acionou a Folha na manhã desta segunda-feira, 01, para reclamar de problemas enfrentados pelos moradores da região. Segundo Roberto ‘Curió’ Silva, os moradores estão preocupados quanto ao abastecimento de água e energia elétrica no município.

Segundo Roberto, são sete poços de água na região para região para atender a população, mas somente três bombas de água estão funcionando. O popular afirma que o restante está queimado e sem previsão de reparo.

“Tem quatro dias que não tem água no município de São Luiz do Anauá. As pessoas tão recorrendo aos poços das casas”, disse. Conforme o morador, com a dificuldade, os vizinhos tem se ajudando doando água para os moradores.

“Quando tem água em um lugar, pessoal busca no balde com o carro e leva pra casa. Você paga a sua água em dias, você tem o direito de cobrar”, reclamou.

ENERGIA ELÉTRICA

Outro ponto citado pelo morador foi quanto à energia elétrica. De acordo com Roberto, na semana passada, os moradores passaram dois dias sem energia por conta de um poste caído. Quando acionaram servidores do Governo, foram informados que a equipe não é suficiente para atender todas as demandas do interior.

Por telefone, o diretor de planejamento e expansão da Companhia Energética de Roraima (CERR), Renato Amorim, informou à Folha que a Companhia tem enfrentando dificuldades em atender toda a população, principalmente em razão das queimadas enfrentadas pelo Estado.

Para Amorim, o fogo tem comprometido postes de madeira e pontes nos municípios, o que dificulta o acesso. “Com a dificuldade de acesso, começa a atrasar tudo em cadeia e atrasando todas as substituições de postes. O esforço está sendo feito, a gente tem agradecido os funcionários da Cerr que não tem medido esforços, mas infelizmente é uma situação atípica que ninguém gostaria de estar passando”, informou o diretor.

“Alguém vai ficar um pouco mais sem energia por que não tem condições de trocar todos os postes, é uma situação extraordinária”, salientou Renato.

ABASTECIMENTO

Quanto ao abastecimento de água, o Governo informou em nota que, desde 2015, a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer) colocou em execução o Plano de Contingência no município de São Luiz e está sendo feita a interligação de um poço para melhorar o abastecimento no município, além de ter revitalizado mais três.

“A Companhia vai executar nos próximos dias a perfuração de mais três poços e, desde sábado (30), um caminhão-pipa foi enviado ao município para abastecer os bairros em regiões mais altas”, disse o Governo.