Um morador, de 33 anos, do município de Pacaraima entrou em contato com a FolhaBV para denunciar a falta de médico na urgência do Hospital Délio Tupinambá.
De acordo com o paciente, o local está sem médico há dois dias. “Levei meu filho, de 9 anos, que estava passando muito mal, com ânsia de vômito, febre e fraqueza e fui informado por uma enfermeira que não tem médico”, conclui o pai.
A reportagem entrou em contato com o a Secretária de Saúde para verificar se a denúncia procede e por meio de nota informou que está prestando os serviços de saúde para todos os pacientes que buscam a unidade, sendo moradores de Pacaraima, municípios vizinhos e também atende a população imigrante que necessita de atendimento de urgência e emergência.
“A unidade conta atualmente com cerca de 40 profissionais entre médicos, enfermeiros na assistência, técnicos e auxiliares. E os serviços funcionando tanto nas salas de pré-parto, parto, e puerpério, enfermarias, trauma, PA e consultórios, ou seja, o serviço está sendo mantido e será melhorado ainda mais após a reforma geral”, diz trecho da nota.
No entanto, informou que dois médicos estão afastados por motivo de saúde. “Devido ao aumento de casos de urgência e emergência e o fluxo de demandas que deveriam ser resolvidos nos postos de saúde há momentos em que é necessário aguardar um pouco mais. No entanto, nenhum paciente fica sem atendimento”, acrescenta a nota.
Ainda de acordo com a nota, a obra do Hospital de Pacaraima vai garantir a revitalização total do prédio, desde a troca de toda a cobertura do prédio até reforma de todas as salas.