Uma moradora do bairro Centenário levou um grande susto ao encontrar uma cobra no quintal de sua casa. Segundo ela, não é a primeira vez que isso acontece, devido o local não possuir pavimentação e mato alto, é comum encontrar escorpiões, cobras e outros animais perigosos.
A mulher mora na Rua de acesso 1 e contou que ao voltar para a casa escutou o barulho dos latidos do cachorro para a cobra. “Além de ter que lidar com os problemas diários da lama e matagal, ainda temos o perigo de encontrar uma cobra dentro de casa. São muitos insetos e sujeira, além de que é perigoso por que alguns ladrões usam a mata alta para se esconder, meu irmão já foi assaltado na rua de casa”, afirma.
Ao ver a cobra, a mulher acionou os bombeiros, que foram até o local capturar a cascavel. Ela foi recolhida e solta em uma mata na zona rural da cidade.
Prefeitura – A Secretaria Municipal de Obras informa que o local citado ainda não possui a rede de sistema de esgoto sanitário, que é de responsabilidade do Governo do Estado.
Segundo a nota enviada pela assessoria, essa infraestrutura primária é necessária para que a via possa receber pavimentação, de acordo com a recomendação do Ministério das Cidades.
“A secretaria ressalta que diante da conclusão do serviço, a via poderá ser inserida nos próximos projetos de pavimentação do município” disse a nota.
Com relação ao mato, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente informa que enviará um equipe até o local para verificar a situação, para que então possa tomar as medidas cabíveis.
Governo do Estado – A Secretaria Estadual de Infraestrutura (SEINF) informou que a Rua de Acesso 1 não entrou no cronograma de implantação da rede de esgoto, pois na época da elaboração do projeto, em 2008, não tinham edificações (casas ou comércios), o que inviabilizava os serviços.
O bairro Centenário está inserido na 4ª Etapa de implantação da rede de esgoto e as obras estão sendo realizadas, prioritariamente, nas ruas sem asfalto, para que após a conclusão das obras, sejam liberadas para pavimentação por parte da Prefeitura.
Quanto às ruas que ficaram fora do projeto no Centenário ou em outros bairros da Capital, o Governo do Estado está buscando mecanismos para inseri-las ainda nessa etapa de execução das obras, Mas, caso não seja possível, já está prevista a execução de uma 6ª Etapa da implantação da rede de esgoto, contemplando essas vias e novos bairros.
Por fim, o Governo do Estado informa que a responsabilidade por manter a trafegabilidade, bem como a limpeza do mato lateral da rua, é da Prefeitura de Boa Vista.
O Governo do Estado pede a compreensão da população, destacando a importância da implantação da rede de esgoto em toda a cidade, que terá grandes reflexos na saúde e qualidade de vida da população.
Confira o vídeo