A chegada das chuvas tem piorado a trafegabilidade vicinais de Rorainópolis. Na 43, por exemplo, há atoleiros que dificultam a vida até dos caminhoneiros, cujos veículos possuem suspensão mais alta.
Moradora da vicinal, Vanessa Lima Fernandes, de 26 anos, gravou um vídeo (veja ao final da reportagem) em que mostra seu veículo Celta prata estacionado antes de um lamaçal. Perto de onde ela registrou a situação, há, ao menos, três atoleiros.
Um caminhão de frete de grande porte passou pelos aguaçais, sendo o último o pior, onde o veículo praticamente pulou da superfície. Depois, um outro caminhão, mas de menor porte, precisou na contramão, no lado menos pior do lamaçal.
“As aulas na vicinal acabaram de começar e esses dias já tinha um ônibus atolado. E se um transporte desse desliza na beira da estrada, cheio de crianças dentro? É um perigo. A gente não aguenta mais dar manutenção em carro e moto”, destacou Vanessa, que relatou que as vicinais 41, 42 e 44 estão na mesma situação.
E não para por aí. Ela também citou as péssimas condições das pontes de madeira da região, como a da vicinal onde mora – situação que registrou em uma foto enviada à FolhaBV.
A moradora conta que é a própria população da localidade que faz a manutenção das estradas e das pontes. “Da última vez, várias pessoas aqui da vicinal 43 se juntaram para ajeitar a ponte. Quem tinha motosserra, também veio pra serrar as pranchas pra concertá-la”, lembrou.
O que diz o outro lado
A secretária de Obras de Rorainópolis, Andréia Fonsêca, informou que a pasta realizou, nas vicinais, um trabalho paliativo de tapa buracos no final do ano passado e que aguarda as obras de terraplenagem, ponte e bueiro a serem feitas por uma empresa especializada.
“Já existe recurso para recuperação total daquelas vicinais. Incluirão elevação do nível da pista, construção de pontes e bueiros. Está em fase de projeto. Fomos pessoalmente fazer o levantamento de todas”, declarou.
Andréia informou, ainda, que o Município tem apenas uma patrulha mecanizada para atender as 80 vicinais municipais e alterna os serviços emergenciais entre as estradas com os pontos mais críticos. Questionada sobre a busca por recursos federais para adquirir novas máquinas dessa modalidade, disse que a Prefeitura sempre busca os recursos para a melhoria da estrutura do Poder Executivo.
Veja o vídeo da situação da vicinal 43