Moradores dos bairros Jardim Primavera e Cidade Satélite, na zona Oeste da Capital, se reuniram na manhã de ontem, 17, para cobrar da Prefeitura de Boa Vista pela obra de mobilidade urbana que prevê a construção de uma ponte que interligaria os dois bairros. O projeto está orçado em R$ 30.180.543,16.
A ponte deveria ser construída na Avenida Padre Anchieta, no Jardim Primavera, interligando a via até a RR-205 e a Avenida das Galáxias, no Cidade Satélite. O início da obra estava previsto para julho de 2015, com término para dezembro deste ano. Além disso, prevê a pavimentação e a iluminação das vias.
Morador do bairro Cidade Satélite, Gilson Celino, disse que os habitantes da região participaram de uma reunião com a Prefeitura, em setembro, quando foram informados que a verba para a construção da ponte já tinha sido liberada pelo Governo Federal. “O prazo para finalização da obra é em dezembro, mas faltando menos de um mês sequer começou. Queremos um posicionamento das autoridades porque não podemos aceitar esta situação. É o nosso dinheiro que está sendo investido ali”, afirmou.
A falta da interligação viária entre os bairros tem dificultado a vida dos moradores. “Essa ponte traria melhorarias para o tráfego de veículos, desafogando o trânsito em vias movimentadas, já que o bairro Cidade Satélite cresceu muito nos últimos anos”, comentou Celino.
Outro benefício destacado por ele seria em relação à segurança. “Essa ponte vai trazer mais segurança, facilitando o acesso da polícia à região. Hoje, o único acesso que temos é por meio de uma ponte improvisada, onde muitos desocupados usam drogas e realizam assaltos”, frisou a moradora do Jardim Primavera, Ângela Silva, que reside na Avenida Padre Anchieta.
Segundo ela, a gestão municipal não está sendo transparente. “Em junho começaram a desmatar a área para a construção da ponte. Nessa época ficamos animados, mas o mato já está alto novamente e nada foi feito”, disse. “Seria mais fácil para a gente se deslocar, visitar familiares e amigos que moram do outro lado. Atualmente enfrentamos muitas dificuldades por conta disso. Pedimos da Prefeitura que viabilize essa obra o mais rápido possível. Assim ficaremos satisfeitos”, frisou.
PREFEITURA – Em nota, a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo (Smou) informou que as obras de mobilidade urbana estão em execução e que previsão de início desta obra é para o primeiro semestre de 2017.
Conforme a Prefeitura, a obra de R$ 30 milhões inclui a construção de outra ponte na Avenida Parimé Brasil com a Avenida Antares, ligando o bairro Caranã ao Cidade Satélite. (B.B)