Moradores da Vila Novo Paraíso, localizada no Município de Rorainópolis, região Sul do Estado, cobram a instalação de postes de energia na vicinal 23 da localidade. Segundo eles, a Companhia Energética de Roraima (Cerr), responsável pelo serviço, ficou de enviar os postes de concreto, mas a espera já dura mais de seis meses.
Cerca de 15 famílias vivem naquela localidade, que não possui sistema de energia elétrica. Cansados de esperar pela construção da rede de luz, os próprios moradores cavaram buracos em frente às residências e compraram postes de madeira para que a Cerr concluísse a instalação, mas, segundo eles, a empresa se recusou a realizar o serviço.
Segundo uma moradora, que preferiu não se identificar, os postes com transformadores das casas já foram instalados, mas os de concreto sumiram. “Ainda faltam colocar 11 postes. Já tem até os fios. É uma rede nova que está em construção, mas já tem mais de seis meses que sumiram com esses postes”, disse.
Conforme ela, a Cerr se recusou a aceitar os postes de madeira, mas também não levou os de concreto para instalá-los. “Os moradores foram e tiraram o mato da frente das casas, fizeram os buracos e compraram os postes de madeira, mas a companhia não aceitou e também não levou os de concreto”, afirmou.
Sem energia, a moradora relatou que é obrigada a utilizar lamparinas para não ficar às escuras à noite. “Dormimos à luz de velas. Apenas uma das casas tem um gerador de energia, mas o resto é na lamparina.
Disseram para cavarmos os buracos que iriam resolver, mas só prometeram e nada. É um descaso com os moradores”, lamentou.
GOVERNO – Em nota, a Companhia Energética de Roraima esclareceu que a obra de ligação de energia na vicinal 23, da Vila Novo Paraíso, está inclusa na segunda etapa do Programa Luz para Todos, do Governo Federal, e aguarda a liberação de recursos financeiros para a conclusão do serviço.
Conforme informou, a obra na Vicinal 23 contempla a construção e implantação de rede nova de energia que vai beneficiar cerca de dez famílias daquela localidade. (L.G.C)