Moradores do município do Cantá denunciaram à Folha a precária situação em que se encontra a estrada da vicinal 19, após primeiras chuvas do inverno desse ano. De acordo com informações, o trajeto que fica próximo a BR 432 e dá acesso ao Projeto de Assentamento Pau Rainha, não possui estrada de qualidade, o que o torna intrafegável durante o período chuvoso, dificultando que agricultores realizem o escoamento das produções.
José Elias, morador do assentamento, disse que o problema é velho conhecido dos invernos anteriores. A lama e o alagamento já chegaram até altura da cintura de um dos agricultores, que tentava atravessar determinado ponto da estrada carregando um saco de farinha para ser vendido na capital.
José Elias também contou que moradores tiveram a atitude de construírem uma nova ponte para facilitar a travessia próximo ao igarapé da região, já que a cheia alcança níveis elevados cobrindo a ponte que já existia, mas como se tratava de um projeto informal, a ponte apresenta elevação que impede a subida dos veículos.
“Não deveríamos sequer classificar esse acesso ao assentamento como estrada, porque não há indício nenhum para que seja uma. A prefeitura fez o aterro apenas na entrada da vicinal 19 e esqueceu do restante do percurso. Como vamos nos locomover quando estivermos doentes? Como as crianças irão à escola? Nossa renda financeira depende do escoamento da produção na agricultura familiar que se encontra parada porque não existe estrada de qualidade para realizar o transporte” disse.
O morador também revelou que já reivindicou esclarecimentos junto à prefeitura, mas não obteve resultados. “Há anos a prefeitura fala em começar a obra, porém são apenas palavras. Como cidadão representei os mais de 100 moradores da região e fui atrás dos nossos direitos, mas fui ignorado. Existem pessoas que convivem há mais de 15 anos com esse transtorno do inverno e o único sentimento é de esquecimento por parte das autoridades” lamentou.
A reportagem entrou em contato com a prefeitura do município do Cantá e, por meio de nota, Narivaldo Assunção, Secretário Municipal de Infraestrutura, afirmou que não existem condições de proporcionar melhorias na trafegabilidade da
Vicinal 19 no período de chuvas devido aos obstáculos encontrados na região.
Ainda de acordo com a nota, foram iniciadas melhorias no trajeto no qual foram abertos 18 quilômetros na extensão por meio de maquinário, além da colocação de piçarra em torno de 400 metros na área que vai da BR 432 para a vicinal 19. A respeito da Ponte construída, a prefeitura também alega que colaborou para a construção e visava apenas a qualidade de vida aos agricultores.