Durante o período de inverno em Roraima, tornaram-se frequentes as denúncias sobre pontes quebradas, que se agravam em razão das fortes chuvas no estado.
Moradores dos municípios Uiramutã e Bonfim entraram em contato com a FolhaBV para denunciar as condições das pontes, que tornam perigoso o acesso a elas.
De acordo com as informações, as pontes do Igarapé Dorora, Bode e Bom Jardim, localizadas no município Uiramutã, estão em péssimas condições, prestes a desabarem. Segundo os moradores, o trajeto de passageiros pela ponte só é possível em veículos de pequeno porte, porém caminhões destinados ao abastecimento da população não passam mais.
Antônio de Oliveira Santos, de 48 anos, é um dos moradores de Uiramutã e relatou que as pontes são antigas e necessitam de manutenção antes que as chuvas fortes as destruam. Ele informou que estão quebradas há dias.
“Além de comprometer o abastecimento os comércios da região, as pontes quebradas também afetam o fornecimento de energia elétrica. Estamos fazendo esse apelo como forma de evitar que fiquemos ilhados, porque se elas caírem não vamos conseguir fazer nada”, disse.
Bonfim
No município do Bonfim, moradores do Projeto de Assentamento Renascer da Vicinal 03 também enfrentam dificuldades para atravessar a ponte na região, que está desmoronando e oferecendo perigo à vida dos moradores.
De acordo com eles, apenas motocicletas e carros de passeio estão conseguindo passar pela ponte de aproximadamente 15 metros.
OUTRO LADO – O Governo de Roraima informou em nota que tem trabalhado na recuperação de estradas vicinais e pontes danificadas nesse período de intensa chuva e para não deixar a população isolada, tem adotado medidas humanitárias com a Defesa Civil, com a travessia segura de pessoas em trechos onde os rios e igarapés transbordaram.
Quanto às pontes e vicinais em Uiramutã e Bonfim, anunciaram que uma equipe técnica da Secretaria de Infraestrutura irá fazer uma avaliação da situação para ser feito o projeto de recuperação de melhoria do tráfego nessas localidades.
Está em via final para assinatura o contrato de empresa que fará novas obras de recuperação, o que deve ocorrer até o mês de junho, e logo em seguida o início dos trabalhos, contemplando os 15 municípios do Estado.
Ressaltaram ainda que, de acordo com o entendimento do Tribunal de Justiça de Roraima, as vicinais são de responsabilidade das prefeituras. Ainda assim, o Governo de Roraima está prestando suporte com a Patrulha Mecanizada para recuperar as vicinais.