Cotidiano

Moradores criticam ação de agentes da Emhur no bairro Manaíra

Imagem mostra agentes quebrando bancos de madeira em um local onde seria celebrado o Dia de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira do bairro

A FolhaBV recebeu uma denúncia sobre uma ação feita por fiscais da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur), no bairro Manaíra, zona Oeste de Boa Vista.

Nas imagens enviadas à redação, os servidores municipais aparecem quebrando bancos de madeira, montados em uma área, onde seria celebrada uma missa em alusão ao Dia de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira do bairro. A celebração estava marcada para o próximo dia 12. 

Segundo os moradores, a área é institucional, mas sempre ficou abandonada pela Prefeitura de Boa Vista. Devido ao abandono, os moradores utilizam o espaço para fazer a celebração católica anualmente. Eles informaram que esta é a terceira vez que servidores da Emhur quebram os bancos. 

Outro lado

Em nota, a Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional informou que foi identificada, durante o trabalho diário de fiscalização, mais uma tentativa de ocupação indevida de área institucional, o que é crime. “A equipe tentou buscar o responsável pela construção e ninguém se identificou como responsável pela obra”, enfatizou.

As áreas institucionais, por determinação legal, são destinadas para equipamentos públicos comunitários, como instalação de Unidade Básica de Saúde (UBS), praças e escolas, portanto, “não pode ser utilizada para outro fim que não seja o previsto na lei”.

A empresa pontuou que por este motivo, toda e qualquer tentativa de ocupação deve ser e é coibida pela fiscalização municipal. “É assim em qualquer cidade do país, independente do gestor que esteja a frente do Executivo”, finalizou a nota.