Moradores do bairro Nova Cidade, zona oeste da capital, denunciaram que fiscais da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur) da Prefeitura de Boa Vista, teriam derrubado casas em uma área do bairro e deixado algumas famílias na rua. A demolição ocorreu na manhã desta quinta-feira, 14, em parceira com a Guarda Civil Municipal.
Moradores do local afirmaram que os fiscais não apresentaram documento autorizando a derrubada das casas. Uma mulher e seus quatro filhos menores ficaram com seus pertences na rua, e gravaram vídeo reclamando da situação.
Veja o vídeo
“Quando a gente que é pobre e sem casa precisa, cadê os políticos? Simplesmente passaram com a máquina em cima da minha casa. Chegaram e destruíram tudo. E agora onde vou ficar com meus quatro filhos se não tenho onde morar?”, disse a moradora
A senhora afirmou que procurou a prefeitura algumas vezes, mas não conseguiu ser atendida.
“Minhas coisas estão todas jogadas. Eu não tenho dinheiro para pagar aluguel, comida para comer e dar aos meus filhos. E como fica minha situação? Peguei dinheiro a juros para comprar a madeira, estou vivendo de doação, sem ter condições”, afirmou.
Outro lado
A Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional informou por meio de nota que a situação em questão se trata de uma invasão, ocorrida há 15 dias, onde parte da área pertence ao município e a outra é uma Área de Proteção Permanente (APP).
Esclareceu ainda que há 10 dias a empresa já havia comunicado que seria feita a retirada dos invasores: “Além da Secretaria Municipal de Gestão Social ter feito uma abordagem com orientações sobre o porquê da ação do município, e cadastrado as famílias nos programas sociais da prefeitura” esclareceu.