Cotidiano

Moradores da rua Mestre Albano reclamam do excesso de poeira

Moradores da rua rua Mestre Albano, no bairro Liberdade, zona Oeste, reclamam do excesso de poeira. O problema começou depois da implantação da rede de esgoto. São cerca de 600 metros de extensão de via que permanece sem asfalto.
A comerciante Rosineide Lime, 46 anos, disse que desde abril quando a empresa começou o trabalho as vendas caíram. “Tenho tido prejuízo. Primeiro abriram uma vala, o que impossibilitou a passagem dos clientes. Depois que fecharam, tivemos problema com a lama. Até as mercadorias deixaram de ser entregues porque o caminhão não chegava até aqui”, relatou.
Além da queda nas vendas, a comerciante relata que as crianças têm sofrido com problemas respiratórios.
Outro problema que afeta os moradores é a sujeira. Quando passa carro, a poeira levanta e invade as casas. “Nada mais para limpo. As prateleiras e as mercadorias ficam cobertas de poeira. Na segunda-feira, por exemplo, não dava nem para ver a cor da cerâmica”, contou.
 Conforme a Secretaria de Infraestrutura, os serviços de reconstrução dos trechos de asfalto quebrados para implantação da rede de esgoto em ruas dos bairros Liberdade, Buritis e Pricumã, na terceira etapa da obra de ampliação do sistema de esgotamento sanitário da Capital, estão em fase de conclusão.
De acordo com técnico da empresa Renovo Engenharia, responsável pela execução da obra, os trabalhos foram concluídos nas vias do bairro Buritis e existem equipes em atividades no serviço de recapeamento da rua Mestre Albano, no bairro Liberdade, e de fresagem na Rua das Dálias, no bairro Pricumã, trabalho necessário antes da aplicação da capa de asfalto.
Na Via das Flores, foram quebrados apenas trechos transversais, para implantação da rede coletora em vias que atravessam essa rua. Segundo a empresa Renovo, esses trechos foram refeitos logo após a execução dos trabalhos, inclusive a Via das Flores foi beneficiada com serviços de recapeamento recentemente.