Vídeos e fotos registrados pelos moradores da vicinal Boqueirão, no Alto Alegre, expõem rachaduras na ponte de madeira que passa pelo rio Cauamé. A situação chega a ser tão crítica que, conforme uma moradora que procurou a FolhaBV, os caminhões estão impedidos de atravessarem a ponte, devido ao risco de desabamento.
A agricultora Nadir Godoi passa pela ponte todos os dias e afirmou temer que a estrutura desabe e, no pior dos casos, pessoas se machuquem. Conforme ela, a situação se agravou na última sexta-feira (3), quando rachaduras surgiram também na parte de baixo.
“A gente tem que atravessar a ponte todo dia para levar e buscar os produtos guardados nas fazendas. Tem um fazendeiro aqui que comprou sementes e teve que guardar em um galpão, porque não tem como transportar com o caminhão, é muito pesado”, relatou.
Nos registros feitos pelos moradores é possível verificar parte da passagem de madeira quebrada em cima. Na parte de baixo, uma das peças que segura a ponte apresenta uma rachadura que quase atravessa a madeira de uma ponta a outra.
“Três peças que seguram a ponte racharam. Se o próximo caminhão passar aqui sem saber, a ponte vai cair e vai ser uma queda alta”, diz um morador em um vídeo enviado à reportagem.
OUTRO LADO
Em nota, a Secretaria de Infraestrutura (Seinf) informa que enviará uma equipe da empresa responsável pelas obras de manutenção de pontes do município para o local. “Ressalta que ainda nesta semana iniciarão os reparos necessários”, afirmou,
A reportagem também contatou a Prefeitura de Alto Alegre, mas não obteve resposta.