Cotidiano

Moradores de Alto Alegre recebem atendimento da Caravana da Saúde

A expectativa é de realizar aproximadamente 500 atendimentos em sete especialidades médicas

Moradores de Alto Alegre recebem nesta sexta-feira, 21, a partir das 08h, o atendimento da Caravana da Saúde do Povo. O objetivo é disponibilizar atendimentos especializados de Saúde à população que vive no interior do Estado,

A equipe composta de mais de 20 profissionais, está atendendo a população no Hospital Epitácio de Andrade Lucena, com as especialidades: urologia, ginecologia, neurologia, dermatologia, cardiologia, ortopedia e ultrassonografia.

Segundo o diretor interino do Departamento de Saúde Itinerante, Augusto Montenegro, os atendimentos prestados não se limitam ao dia da ação. “As pessoas terão acompanhamento especializado sistemático, ou seja, se durante o atendimento forem solicitados exames como PSA ou preventivo, a equipe voltará à região para fazer a entrega do resultado e se necessário tratamento ou cirurgia, será prestada toda a assistência ao paciente”, enfatizou.

Para complementar os atendimentos médicos, são disponibilizados exames como ultrassom, ecocardiograma, eletrocardiograma, além de PSA e preventivo. Serviços mais básicos como aferição de pressão arterial e teste de glicemia também serão disponibilizados.

Com o objetivo de garantir o início imediato do tratamento, a Caravana da Saúde conta também com uma farmácia onde o paciente que tiver prescrição médica durante a ação, já poderá retirar o remédio e iniciar o tratamento.

O secretário adjunto de saúde, César Penna, ressalta que a ideia da Caravana é de assistir a população do Interior, proporcionando mais comodidade e facilitando o acesso aos serviços de saúde especializada.

Ele destaca que pontos positivos podem ser percebidos desde que a Caravana iniciou o cronograma de atendimentos aos municípios. Toda esta demanda de especialidades médicas era concentrada no Hospital Coronel Mota (HCM). Penna explica que a fila de espera para algumas consultas era grande, devido a unidade ter de receber a demanda de todo o estado.

“Com as ações da Caravana, todos são privilegiados, não só o município que recebe a ação, mas também os usuários da Capital que encontram mais vagas disponíveis”, comentou.

A próxima ação da Caravana do povo está prevista para ocorrer no Amajari, na próxima sexta-feira, dia 28.

Com informações da Secom