Moradores de loteamento no Cauamé denunciam abandono de instituições públicas

Em nota, Prefeitura de Boa Vista planeja nova limpeza e instalação de luzes de LED e a Caer deve fazer a limpeza da rede de esgoto

Moradores relataram falta de limpeza. (Foto: reprodução)
Moradores relataram falta de limpeza. (Foto: reprodução)

Os moradores de um loteamento denunciaram o abandono das instituições públicas no local, que fica próximo à BR-174, no bairro Cauamé. Os moradores procuraram a FolhaBV para relatar a situação de falta de iluminação pública, saneamento e limpeza urbana. Em nota, Prefeitura de Boa Vista planeja nova limpeza e instalação de luzes de LED e Companhia de Água e Esgoto de Roraima (Caer) deve fazer a limpeza da rede de esgoto.

Segundo os relatos, que há anos os problemas de infraestrutura persistem no local. Uma moradora, que reside no loteamento desde 2021, relatou que as residências do empreendimento habitacional foi passado aos proprietários e as necessidades públicas.

“As empresas responsáveis pela iluminação, saneamento e a prefeitura não estão cumprindo com a obrigação deles. A iluminação pública do canteiro principal da avenida Pátio Cauamé não se tem desde que o loteamento foi repassado”, disse a mulher.

Além da iluminação, a moradora destacou que há meses, a Prefeitura não realiza limpeza dos canteiros e nem fiscalização dos terrenos, que os donos deixam o mato crescer. “A Caer, quando vem, é depois de muita insistência para realizar a desobstrução das tubulações que jorram esgoto para o igarapé do Frasco, causando poluição. Diversos animais são abandonados na Alameda 19, vivos e mortos, por moradores de outros bairros”, completou.

O que diz a Prefeitura e a Caer

Procuradas pela reportagem, a Caer afirmou que “vai enviar uma equipe técnica, até o loteamento Cauamé, para verificar a situação e realizar a limpeza e o jateamento da rede de esgotamento sanitário”. No entanto, pediu sensibilidade dos moradores para evitar descarte incorreto de lixo e ligações indevidas para escoar água da chuva, “tem sido a principal causa de extravasamento interno”.

Já a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, afirmou que a área já recebeu as equipes de limpeza este ano e deve receber o segundo ciclo no próximo mês. Sobre a iluminação, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP) informou que o loteamento receberá luzes de LED na última etapa do projeto, a ser realizada nos próximos meses.

Notas na íntegra:

Prefeitura

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos informa que a área citada no bairro Cauamé já recebeu as equipes de limpeza este ano, e está previsto um segundo ciclo de limpeza no mês de setembro. Reforça ainda que as equipes trabalham com um cronograma para atender os mais de 50 bairros em Boa Vista, e todos recebem dois ciclos de limpeza geral no ano, e são recolhidos apenas os entulhos gerados pelo roço e capina das equipes de limpeza de cada bairro.

A Secretaria Municipal de Economia, Planejamento e Finanças esclarece que a fiscalização municipal atual durante todo o ano vistoriando terrenos baldios na cidade, atendendo ainda denúncias da central 156, com identificação do proprietário do terreno e notificação para que regularize a situação. Reforça ainda que a limpeza de terrenos particulares é de responsabilidade dos proprietários, hábito que deve ser frequente, pois evita uma série de problemas como o acúmulo de lixo, entulho, mato e multas por falta de manutenção, além de impedir a proliferação de insetos e roedores e potenciais focos de doenças.

Sobre a iluminação, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP) informa que o local está incluso no cronograma da última etapa do Projeto “Boa Vista 100% LED”, iniciada em julho deste ano e a substituição das lâmpadas deverá ocorrer nos próximos meses. Contudo, reforça que, por se tratar de um loteamento, a responsabilidade inicial pela instalação do serviço é da imobiliária responsável.

Caer

A Companhia de Águas e Esgotos de Roraima informa que vai enviar uma equipe técnica, até o loteamento Cauamé, para verificar a situação e realizar a limpeza e o jateamento da rede de esgotamento sanitário.

Solicita a sensibilidade dos moradores para evitar o mau uso da rede na parte interna do loteamento, pois o descarte indevido de lixo, latas, tecidos e outros materiais, além de ligações indevidas para escoar a água da chuva, tem sido a principal causa de extravasamento interno que prejudica todos os moradores.

A Empresa agradece a compreensão de todos e disponibiliza canais de comunicação para que os usuários possam esclarecer dúvidas sobre saneamento básico diretamente com a Companhia.

Leia a Folha Impressa de hoje