Moradores de vicinal em Mucajaí se juntam para consertar crateras e atoleiros em estrada

Um dos moradores afirmou que eles tomaram essa medida por conta própria, devido à "demora do poder público em tomar providências"

Conforme um dos moradores, a estrada estava "intransitável" (Foto: Arquivo pessoal)
Conforme um dos moradores, a estrada estava "intransitável" (Foto: Arquivo pessoal)

Devido às condições precárias da estrada da Vicinal 10, localizada na Vila Nova, em Mucajaí, 13 moradores se juntaram para improvisar os reparos necessários, com o objetivo de tornar o trecho transitável de novo. Tanto a Secretaria de Infraestrutura (Seinf), quanto a Secretaria de Obras da prefeitura do município, informaram que irão fazer os serviços de manutenção em breve.

Antônio Cesar Nunes de Sousa, de 48 anos, foi um dos moradores que trabalhou no conserto da estrada, nessa quarta-feira (24). Segundo o servidor público e agricultor, a via estava intransitável e, em razão da “demora do poder público em tomar providências”, o grupo resolveu tomar essa medida por conta própria.

“Trabalhamos o dia todo e usamos os recursos que encontramos nas terras dos vizinhos, como pedras. Agora é possível transitar com veículos pequenos, mas ainda com dificuldades. Esperamos providências do poder público”, afirmou.

Antônio registrou os moradores trabalhando na estrada (Vídeo: Arquivo pessoal)

Em vídeos enviados à FolhaBV, ele registrou a situação da estrada, que conta com inúmeras crateras e atoleiros. É possível ver os moradores trabalhando e utilizando recursos próprios, como tratores. Antônio mostrou o grupo jogando pedras na lama para evitar atolamentos.

“Tem nem um ano que a prefeitura consertou essa estrada e ela já está assim. […] Só trator passa aqui, nem carro grande está conseguindo. O transporte escolar não vem mais, tem criança deixando de ir para a aula por causa disso. […] Estamos tentando amenizar, mas nossos recursos são poucos, fazemos com o que a gente tem. São dois pontos críticos. Essa é uma vicinal muito importante, porque liga com o município de Alto Alegre”, disse Antônio no vídeo.

Outro lado

Por meio de nota, a Secretaria de Infraestrutura informou que a Vicinal 10, da Vila Nova, está na lista de prioridades a serem atendidas com a retomada dos serviços de manutenção.

“Devido às fortes chuvas de junho e julho, as equipes de manutenção de vicinais do Governo de Roraima ficaram impossibilitadas de realizar os serviços de manutenção. A Seinf destaca que, a partir da segunda quinzena do mês de agosto, com a redução do volume de chuvas, as equipes das empresas contratadas terão condições de realizar os serviços”, disse.

A Prefeitura Municipal de Mucajaí se manifestou por meio da seguinte nota:

A Prefeitura de Mucajaí, por meio da Secretaria de Obras, informa que já está com máquinas operando em diversas vicinais do município, realizando reparos devido ao uso constante e às condições adversas causadas pelas chuvas.

A equipe da Secretaria de Obras está ciente da situação, e a Vicinal 10 será atendida o mais breve possível. Planejamos entrar com as máquinas para realizar os reparos necessários até a próxima semana.

A demanda por manutenção nas vicinais é grande, mas, apesar das dificuldades e com recursos próprios, estamos empenhados em dar suporte aos produtores rurais, fazendeiros e à população que dependem das estradas para o escoamento de suas produções.

Estamos atentos a todas as necessidades que surgem e continuaremos trabalhando em prol da nossa população.