
Moradores das comunidades indígenas Leão de Ouro e São Francisco, localizadas no município de Amajari, denunciaram à FolhaBV as condições precárias da única ponte que dá acesso à região. De acordo com eles, parte da estrutura tem caído aos poucos pois não aguenta o peso de carros e caminhões que precisam trafegar pela região.
De acordo com o morador da comunidade Leão de Ouro, Paulo Santos, de 28 anos, a ponte nunca recebeu reforma desde que foi construída e já chegou a pegar fogo durante o período de estiagem. A preocupação é a de que a população fique isolada caso toda a estrutura desabe.
“Alguns moradores das vicinais ficaram sem receber postes de energia, pois no momento da passagem a ponte não aguentou tanto peso dos caminhões. Um carro do governo ja caiu lá de cima mas nada fizeram. Já procuramos a prefeitura de amajari, só dizem que está sem verbas”, relata um dos denunciantes, que não quis ser identificado.
A ponte fica sobre o igarapé do pium, na vicinal do ouro em Amajari. Em um vídeo encaminhado por Paulo à FolhaBV, é possível ver pedaços da estrutura soltos na ponte e uma viga pendurada. Também é possível perceber onde o fogo atingiu a estrutura de madeira.
À FolhaBV, a prefeita de Amajari, Núbia Lima (PP), explicou que a revitalização da ponte é responsabilidade do Governo do Estado e já está em processo de licitação.
A FolhaBV procurou o Governo do Estado questionando sobre o prazo para a revitalização. Por meio da Secretaria de Infraestrutura, a Gestão Estadual informou que a demanda dos moradores da região está na lista de demandas a serem atendidas pela pasta ainda este ano.
“A Seinf reforça que os serviços serão realizados após o processo de alocação de recursos ser finalizado e, conforme a redução do nível da água e condições climáticas permitirem”, finalizou em nota.