Moradores da sede de Bonfim, no interior de Roraima, entraram em contato com a Folha BV o para denunciar o despejo de esgoto que vem ocorrendo no rio Tacutu. De acordo com eles, o problema ocorre há dois meses.
Eles alegam que fizeram denúncias na Companhia de Esgotos de Roraima (Caer) sobre o despejo e que desde então nenhuma providência foi tomada. Na região, há a presença de crianças e idosos que convivem com o mau cheiro que é frequente.
Em vídeo enviado à Folha BV, é possível ver a água escorrendo da caixa de esgoto e descendo por uma rua. “Água podre que tem saindo daqui, próximo a comércios. É uma situação triste. Um crime ambiental o que está ocorrendo com essa água caindo no rio”, disse um morador.
Em nota à Folha BV, a Caer informou que vai enviar uma equipe técnica nesta sexta-feira (19), para verificar a situação, e realizar limpeza e jateamento nos poços de visitas da rede de esgotamento, localizada na avenida São Sebastião, na sede do município de Bonfim. No sábado (20), será realizada limpeza preventiva das quatro Estações Elevatórias que compõem o sistema de esgotamento sanitário no município.
A Caer pediu ainda a sensibilidade dos moradores para evitar o mau uso da rede de esgoto, pois o descarte indevido de lixo nas ruas, latas, tecidos e outros materiais tem sido a principal causa de extravasamento, que prejudica toda a comunidade.