Moradores do município de Rorainópolis, Sul do Estado, denunciam a falta de testes de Covid-19 na rede municipal e estadual de saúde. Conforme as denúncias, a situação já dura há mais de 10 dias.
Um morador, que preferiu não se identificar com receio de represálias, disse que a esposa procurou atendimento após ter contato com uma pessoa que testou positivo para a doença. Ao chegar na unidade de saúde, no entanto, ela foi surpreendida.
“Não estão mais realizando os testes nem na rede municípal de saúde e nem na rede estadual. Estamos sempre procurando saber informações e nada!”, falou.
O morador informou ainda que a rede municipal não possui medicação de tratamento para a doença.
“Muita omissão! Em campanha política o prefeito falava que na rede municipal de saúde não faltou e nem houve falta de remédios para o tratamento da Covid 19. Essa frase era constante em suas reuniões! Agora, depois que acabou a campanha política, não tem mais necessidade de se preocupar com a saúde do município?!”, indagou.
Outra moradora, que também preferiu não se identificar, disse que tentou descobrir quando os testes chegariam, mas não obteve resposta junto a unidade de saúde.
OUTRO LADO – A Secretaria Municipal de Saúde de Rorainópolis, por meio de nota, explicou que, quanto aos testes, foi realizada uma compra de 5 mil testes e todos foram devidamente usados.
Garantiu ainda que o município não está sem realizar o exame, pois enviou material para coleta de Swab que está sendo realizado no Hospital Otomar de Souza Pinto.
Esclareceu ainda que o estado já está providenciando compra de testes rápidos para suprir a demanda de todos os municípios, uma vez que todos se encontram na mesma situação.