Moradores do Conjunto Pérola do Rio Branco, localizado no bairro Airton Rocha, zona Oeste, denunciaram que os táxis-lotação estão cobrando o valor de duas passagens para levar os passageiros até o local. O servidor público Alberto Alencar disse que o problema está afetando a comunidade. “Acho um absurdo esta situação com a cobrança em duplicidade da passagem para quem mora no conjunto. Os táxis-lotação alegam que a rota é longe, por isso a necessidade da cobrança de duas passagens”.
Alencar afirmou que procurou as autoridades, mas ainda não recebeu nenhum posicionamento. “Eu alertei esta situação para a Prefeitura Municipal através do número 156. Estou aguardando respostas da Prefeitura e da Emhur, que são quem regulamenta o serviço de táxi-lotação na Capital”, frisou.
O presidente do Sindicato dos Taxistas em Boa Vista, Marino Jorge, se posicionou contra os taxistas que estão cobrando duas passagens para o Conjunto Pérola. “Os profissionais não podem fazer isso, independente de distância, a não ser que tenham que mudar a rota. Não somos a favor do que é errado, por isso iremos verificar essa situação para tomar as devidas providências”.
Jorge disse que cobrar o dobro do valor é uma atividade ilegal. “Inclusive, na noite de ontem, durante uma reunião com os cerca de 800 taxistas que atuam em Boa Vista, eu aproveitei a oportunidade para tratar desse assunto. Esperamos que a conscientização evite esse tipo de problema, que prejudica tanto os cidadãos como a categoria. Vale ressaltar que faremos o possível para coibir essa cobrança e melhorar o atendimento à população”, destacou.
PREFEITURA – Em nota, a Prefeitura de Boa Vista informou que os fiscais da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur) estão atuando diariamente na cidade e no Terminal José Campanha Wanderley, no Centro, para coibir esse tipo de irregularidade. “A denúncia está sendo apurada pela fiscalização e, se constatada, os responsáveis serão punidos”.
A denúncia de irregularidade deve ser feita pelo telefone 156, informando os dados para apuração do caso, como número do carro, dia e local da ocorrência. “As denúncias são encaminhadas para a Comissão de Apuração de Denúncias da Emhur e, se comprovada alguma irregularidade, pode resultar em advertência, multa, suspensão temporária ou cassação da licença para atuar no táxi convencional e lotação”, informou a Prefeitura.
CAPACITAÇÃO – A Segunda Semana de Capacitação do Programa Condutor Legal, realizado pela Prefeitura de Boa Vista, por meio da Emhur, começou na segunda-feira, 30. A finalidade é melhorar o serviço prestado à população por parte dos motoristas de taxis-lotação, veículos convencionais e de ônibus, além de qualificar os profissionais e atualizá-los sobre a legislação do trânsito.
“São nove turmas formadas por 150 condutores. Eles participam de palestras sobre direção defensiva, primeiros-socorros, justiça no trânsito, direito do idoso, gratuidade, meia-passagem e carteiras válidas, legislação e penalidades, entre outras dificuldades. Inclusive, a participação na capacitação é uma das obrigatoriedades para a renovação do alvará”, destacou a Prefeitura. (B.B)