Moradores denunciam irregularidades no serviço de coleta de lixo prestado à população, em Boa Vista. Segundo os denunciantes, os coletores tem causado transtorno ao não realizarem o recolhimento dos resíduos domésticos de maneira adequada.
Em uma situação relatada, o morador da rua Ajuricaba, no Centro da Cidade, afirma que os coletores, ao passar pela rua, recolhem o lixo do vizinho, mas não o de sua casa e vice-versa. Além disso, devido a demora, o lixo acaba sendo rasgado por animais e espalhado pela frente da casa.
Já em outra residência, o denunciante relatou que passou a deixar o lixo no chão, pois quando está no cesto de lixo, ele não é coletado. E, quando recolhido, os coletores sempre deixam vários resíduos do lixo espalhado pela rua.
“Não sei se é a pressa de querer fazer o serviço ou cumprir o horário, mas eles parecem estar fazendo um arrastão na rua, pois do jeito que eles pegam o lixo, ele vai ficando pelo caminho. E também parece até que tem preguiça de pegar o lixo de dentro da lixeira, as vezes não tem paciência, não sei o que acontece e não é de hoje que observo”, diz um trecho do relato.
Ele afirmou que abriu um chamado na Prefeitura de Boa Vista para tentar solucionar o problema.
A Folha BV entrou em contato com a Prefeitura para saber se há fiscalização para averiguar o trabalho realizado pela empresa responsável pela coleta de lixo.
Em nota, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos informou que a fiscalização irá verificar a situação relatada junto à empresa responsável pela coleta de lixo em Boa Vista.
Além disso, ressaltou que os cidadãos devem colaborar com as atividades das equipes de limpeza, armazenando e descartando o lixo doméstico de forma adequada, dentro de sacolas para facilitar e agilizar o trabalho do coletor, e nunca depositá-los soltos e diretamente na lixeira.
Também informou que os carros da coleta seguem cronograma de horários e locais por dia, e por isso, o lixo deve ser colocado na lixeira apenas nos dias da coleta. Isso evita que os sacos rasguem e o lixo se espalhe na rua.