Cotidiano

Moradores do Alto Alegre fazem protesto e bloqueiam rodovia

Reivindicação pede por melhorias no serviço de energia

Na manhã desta terça-feira, 14, por volta das 06h, moradores do município de Alto Alegre, Noroeste do Estado, iniciaram um protesto na rodovia RR 205, próximo a entrada do Paredão por melhores condições na distribuição de energia elétrica.

Segundo uma das moradoras, o protesto não tem cunho político e quer somente a melhoria da energia fornecida na região. “Nós estamos tendo muito prejuízo, com a queima de eletrodomésticos, sem conseguir ligar a TV, sem ligar a central de ar. Comerciantes estão com freezers queimados”, informou.

De acordo com a manifestante, os moradores já solicitaram melhorias ao Governo do Estado, através de documentos protocolados no Ministério Público e até o momento, não obtiveram resultado e sem precisão da resolução do problema.

GOVERNO DO ESTADO

A Secretaria de Comunicação esclarece que o Governo do Estado já vem adotando medidas para a melhoria dos serviços prestados aos moradores do Interior do estado.

Dentre elas, podemos citar pelo menos seis importantes obras que estão em andamento: as linhas de transmissão de 69 KV que interligam os municípios de Alto Alegre, Cantá, Normandia, Mucajaí, Caracaraí e Rorainópolis.

A Direção da Companhia Energética de Roraima (Cerr), acredita que com o fim dessas obras, com previsão para ainda este ano, o fornecimento de energia nessas localidades deva melhorar.

Além disso, a Cerr está trabalhando no mapeamento de toda a rede, dividida por municípios, identificando os pontos críticos, ou seja, aqueles onde há mais problemas, para tentar solucionar o mais rápido possível.

Cerca de 80% desse trabalho, que, apesar de ser uma exigência da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), nunca antes havia sido feito pela gestão anterior, já foi concluído.

O objetivo, segundo informações da Direção da Cerr, é com esse diagnóstico, tentar se antecipar aos problemas e não esperar acontecer para resolvê-los, trabalhando de forma preventiva.

Paralelamente a esse projeto estratégico de mapeamento da rede, a Cerr tem desenvolvido ações que contribuam para minimizar os problemas e melhorar a qualidade dos serviços. Dentre elas, a instalação de um equipamento que contribuirá para reduzir a flutuação da energia.

Para isso, foi realizado um amplo estudo de engenharia na rede de distribuição, que é um sistema longo. Foram detectados trechos de oscilação na tensão, onde a sobrecarga é maior.

Só é possível reduzir oscilação em função da carga, já que a oscilação está relacionada à sobrecarga. Por isso, com a instalação desse equipamento, a tendência é de, a partir de agora, que essa flutuação seja menor nas redes do Interior do estado.

A Secom informou também que enviará na tarde de hoje, 14, uma equipe para entrar em entendimento com os moradores.

Mais informações na versão impressa da Folha de amanhã, 14.