Na manhã deste sábado, 17, moradores do município de Amajari, Norte do Estado, a cerca de 150 quilômetros da Capital, atearam fogo em uma ponte próxima à região da Comunidade da Mangueira, como forma de protesto.
Segundo um morador do município, a população estaria revoltada com as condições das pontes de madeira do município, principalmente nas áreas que dão acesso aos pontos turísticos da região.
“As pontes todas de madeira vivem quebrando, estão pedindo pontes de concreto”, diz o relato de um dos moradores. Outro morador reclamou da atitude. “Por mais que o ato seja motivado na intenção de melhora na ponte, as pessoas têm que ser mais responsáveis! Vamos rezar para que nenhum paciente grave tenha que ser removido para Boa Vista”, diz um dos trechos compartilhados em um aplicativo de mensagens instantâneas.
Na semana passada, também ocorreu um tentativa de incêndio, mas um grupo de produtores conseguiu evitar a queimada ao retirar um pneu e um vasilhame contendo gasolina da ponte.
OUTRO LADO
O Governo do Estado informou que a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf) enviará técnicos ao local para avaliar a situação. “Adiantamos que o governo está ciente da situação das pontes do Estado e tem trabalhado para revitalizar e construir pontes nos locais de maior necessidade, considerando a importância do escoamento da produção e trafegabilidade para o transporte escolar, de acordo com a disponibilidade financeira. Nesta gestão, o governo já entregou 20 pontes revitalizadas para a população e atualmente trabalha na reforma de mais 70 em diversas regiões do estado”, diz trecho da nota encaminhada à imprensa.