Neste mês de setembro, os moradores do Baixo Rio Branco vão receber atendimentos médicos e serviços jurídicos. A Caravana da Saúde iniciará os serviços a partir de segunda-feira, 06. A ação é uma parceria da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) em parceria com o Poder Judiciário.
A Sesau vai levar o projeto Saúde Itinerante com consultas médicas nas áreas de ginecologia, com ultrassom para gestantes, e oftalmologia, com confecção gratuita de óculos para os casos indicados pelo médico especialista. Além disso, a Secretaria fará também a distribuição de hipoclorito e fará orientações sobre a prevenção a DTS´s, incluindo a distribuição de preservativos. Já o Tribunal de Justiça vai realizar serviços na área jurídica e social na região.
O cronograma contempla atendimentos aos moradores das comunidades Remanso, no dia 06, Samaúma e Itaquera, dia 07, Floresta, Panacarica e Dona Cota, no dia 08, Caicumbí, dia 09, Cachoeirinha, dia 10, Terra Preta e Lago Grande, no dia 11, Sacaí, dia 12 e finaliza em Santa Maria, no dia 13.
De acordo com o diretor do DPSI (Departamento de Políticas de Saúde Itinerante), Diego Mota, foi feito um planejamento para garantir a logística e deslocamento, de forma segura e rápida. O objetivo é que no domingo, dia 5, esteja tudo pronto para receber a população na segunda-feira.
“Os ribeirinhos moram muito longe das sedes municipais. Tem comunidades como a de Caicumbi, que é uma das mais distantes do território de Caracaraí, que fica a mais de 500 quilômetros, em um acesso que só é possível por via fluvial. Vai ser mais um desafio para a equipe de profissionais da saúde que integram esse projeto, mas topamos o desafio e de imediato aceitamos o convite, pois essa é uma preocupação do governador Antonio Denarium e a Sesau tem a missão de colocar na prática as ações que atendam ao anseio da gestão”, ressaltou.