Cotidiano

Moradores do Jardim Floresta e Tancredo Neves fazem testes rápidos

Os testes rápidos identificam anticorpos IGM e IGG contra o novo coronavírus nas pessoas testadas, e a presença dos anticorpos sinaliza o contato anterior com o vírus

Nesta segunda semana da campanha “Por Você e Por Todos – A Sesau não Foge à Luta”, o Governo de Roraima realizou neste sábado, 12, 791 testes rápidos para detecção da Covid-19, beneficiando 588 moradores do Residencial Jardim Floresta, localizado no Caranã, além de pessoas vindas de bairros circunvizinhos, e 203 moradores do bairro Tancredo Neves, por meio de testes realizados na Igreja Batista Memorial.  

Para efetivação da testagem, foram adotadas todas as medidas sanitárias necessárias em razão da pandemia. A ação começou às 9 horas e terminou às 15 horas. Os resultados dos testes foram entregues em média de 20 a 30 minutos depois da realização. 

Os testes rápidos identificam anticorpos IGM e IGG contra o novo coronavírus nas pessoas testadas, e a presença dos anticorpos sinaliza o contato anterior com o vírus.

Embora não sejam indicados como única forma de diagnóstico da Covid-19, os testes rápidos são uma alternativa para a triagem inicial, e a testagem em massa possibilitará, segundo o secretário adjunto da Saúde, Alexandre Salomão, a formulação de um inquérito epidemiológico, que norteará ações de saúde pública para contenção de contágio e também o reinício total das atividades econômicas no Estado.

“O Governo de Roraima está fazendo o maior inquérito epidemiológico do país. Inicialmente, estão sendo realizados 120 mil exames. Este número pode ser ampliado em mais 120 mil, totalizando 240 mil ao todo. Com a identificação de quem já teve contato com a doença e de quem está contaminado, podemos fazer o bloqueio. Uma medida efetiva para reduzir o impacto da pandemia em nosso Estado”, enfatizou.

 “Dados preliminares desse levantamento epidemiológico indicam que entre 10% e 15% das pessoas que fizeram os testes tiveram contato com o novo coronavírus. Com o término do trabalho, saberemos o número aproximado das pessoas que têm algum tipo de imunidade ao vírus. Com isso, esperamos reiniciar todas as atividades comerciais e educacionais, no momento oportuno, e de maneira segura para os profissionais de diversos setores da sociedade e para a população. Esta é uma preocupação da Secretaria da Saúde”, acrescentou Alexandre Salomão.

Os números

As atividades da campanha de testagem em massa da população prosseguem na capital e no interior. Até o momento, no decorrer da ação, já foram realizados mais de 15 mil testes rápidos de detecção do Sars-Cov-2. De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde, esses números são inseridos gradativamente no sistema.

Conforme o último Boletim Epidemiológico, atualizado nessa sexta-feira, 11, já foram realizados 91.221 testes em Roraima. Destes, 46.348 foram confirmados, sendo 8.608 por RT-PCR e 37.740 por teste rápido, 44.873 foram descartados, sendo 7.890 por RT-PCR e 36.983 por teste rápido.