Cotidiano

Moradores do Nova Vida ganham rede de distribuição de água tratada

São quase seis mil metros de rede de distribuição de água encanada e tratada, com 585 ligações domiciliares

O Governo de Roraima, por meio da Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima), entregou, neste sábado (19), quase seis mil metros de rede de distribuição de água da Área Especial de Interesse Social Nova Vida, situada no bairro São Bento, zona Oeste de Boa Vista. A obra, iniciada no dia 6 de janeiro, custou R$ 685 mil aos cofres públicos e promete fornecer água potável e encanada para cerca de dois mil moradores da localidade.

“Vamos chegar a 100% de água tratada em nossa capital. Vamos levar esse benefício também para todos os municípios e vilas do interior. Água é vida, água é saúde”, afirmou o governador Antonio Denarium (Progressistas).

São 5.970,95 metros de rede de distribuição de água encanada e tratada, com 585 ligações domiciliares. “O aperfeiçoamento do sistema de água implantado no local vai regularizar o abastecimento, que até então estava sendo feito de forma indevida”, explicou o presidente da Caer, James Serrador.


Rede de fornecimento tem quase seis mil metros (Foto: Fernando Oliveira/Secom-RR)

Em outubro de 2021, a Caer ativou um poço artesiano ao lado da Praça, na Avenida Brigadeiro, com 120 metros de profundidade e vazão de 70 metros cúbicos por hora. O poço interligado à nova rede de distribuição está reforçando o sistema de abastecimento do bairro Nova Vida e de parte do São Bento. Os testes de qualidade da água realizados pelo NCQ (Núcleo de Controle de Qualidade) da Caer já foram concluídos e o sistema interligado à rede.

“Estou aqui desde o início, lembro que a gente trazia água de outros bairros, dentro de baldes, dentro de vasilhames. A falta de água era muito grande. Cada morador tinha uma bomba, que custava cerca de R$ 180, para poder puxar água para as residências. Muitas vezes essa bomba queimava e precisávamos fazer reparo ou trocar”, lembrou o morador do Nova Vida, Wagner Pimentel.