Moradores da Rua Sol Nascente, no bairro Raiar do Sol, localizado na zona oeste de Boa Vista, estão preocupados com a abertura de um bueiro que fica no trecho do cruzamento com a Rua Rio Tapajós. Eles temem que o asfalto ceda por conta do enorme buraco aberto no acostamento da via.
Após receber denúncia de moradores, a equipe de Reportagem da Folha esteve no local, na tarde desta segunda-feira, dia 8, e constatou a situação. Apenas uma placa da Prefeitura informando que a área está em obras foi colocada por cima da cratera formada em torno do bueiro para evitar que motoristas e pedestres caiam no buraco, que possui aproximadamente três metros de profundidade.
Segundo o autônomo Nadson Barbosa, o bueiro já estava afundado há algum tempo depois que vários caminhões passaram pela rua. “Faz tempo que colocaram essa placa e esse bueiro está há anos desse jeito. Essa rua é movimentada, passa carreta e o asfalto vai afundando cada vez mais”, reclamou.
O morador disse ainda, que as rachaduras no asfalto já davam um sinal do problema. “Caiu primeiro o bueiro e ninguém fez nada, ninguém ligou. Conforme veio a chuva, foi aumentando. O medo é de atingir as casas. Tem casas com crianças pequenas, com bebês e deveriam tomar uma providência”, alertou.
Algumas residências estão muito próximas da cratera e o morador Fabrício de Morais pensa no risco de desabamento. “O risco para as casas que ficam aqui próximas, como a minha, é grande. A possibilidade de acidentes é grande também, porque os motoristas têm que desviar do bueiro e como a via é de mão dupla, vários carros já bateram de frente”, relatou.
O morador informou que reclamações foram realizadas na Prefeitura, mas nada foi feito. “Às vezes algumas pessoas da Prefeitura passam por aqui, mas só olham e vão embora. Esse bueiro está rachando o asfalto e eu sei que um dia vai cair”, comentou.
PREFEITURA – Conforme informações repassadas pela Prefeitura de Boa Vista, esse bueiro faz parte de uma obra de drenagem no bairro Bela Vista e que ainda está em execução. Uma equipe será enviada até o local para verificar a situação. (L.G.C)