Cotidiano

Moradores do Santa Cecília e Bonfim ficam sem energia durante 10 horas

A queda de uma árvore sobre fios de alta tensão no final da tarde de quarta-feira, 22, deixou parte da Cidade Santa Cecília, no Município de Cantá, região Centro-Leste do Estado, e parte do Município do Bonfim, Leste do Estado, a 125 quilômetros da Capital, sem energia elétrica.
Revoltada com a situação, uma moradora entrou em contato com a Folha para relatar o ocorrido. Dona de casa do Cidade Santa Cecília, Vera Regina Carvalho disse que o problema foi ocasionado quando um funcionário de uma fazenda da região realizava uma obra em frente à propriedade. “Um funcionário estava usando trator esteira e acabou atingindo a árvore. Até aí tudo bem, pois foi um acidente. Mas o cara que estava manuseando o veículo simplesmente fugiu do local e deixou a situação dessa forma. Com o rompimento dos cabos, houve um princípio de incêndio, que rapidamente foi controlado pelos próprios moradores”, disse.
Segundo ela, é comum a ocorrência de casos desse tipo, em que fazendeiros colocam pessoas despreparadas para realizar o manuseio de equipamentos pesados. Técnicos da Companhia Energética de Roraima (Cerr) foram acionados para atender ao ocorrido, o que acabou demorando cerca de 10 horas.
“Inicialmente, os técnicos começaram os trabalhos por Bonfim, mas foram avisados que o problema ocorreu em frente à fazenda no Santa Cecília. Eles tiveram que retornar ao município para buscar um equipamento para auxiliar na substituição dos cabos. Até agora, eles estão trabalhando nisso. Há morador que disse que isso seria culpa da companhia, sendo que o problema foi ocasionado por pessoas despreparadas que não tomam cuidado na hora de realizar alguma atividade dentro de sua propriedade”, disse.
A Folha foi até a sede da fazenda onde o problema ocorreu para tentar conversar com o dono da propriedade, mas nenhum responsável ou representante foi encontrado no local.
GOVERNO – Em nota, o Governo de Roraima informou que a queda da árvore sobre a linha de transmissão de Santa Cecília provocou o rompimento de dois cabos, comprometendo três itens da estrutura do sistema que abastece a região. Por conta disso, as equipes da Companhia Energética de Roraima (Cerr) tiveram dificuldades para restabelecer a energia nas regiões afetadas, levando aproximadamente 10 horas para finalizar a operação. 
A nota ressalta ainda que a companhia energética, por meio de seu setor jurídico, já adotou todas as medidas cabíveis para penalizar o responsável pelo ocorrido. (M.L)