Os moradores do bairro Santa Cecília, no município do Cantá, denunciaram a falta de fornecimento de água que dura há mais de 48 horas naquela região. Segundo o denunciante, primeiro os moradores enfrentaram a falta de energia elétrica que se normalizou, porém o serviço de abastecimento de água continua suspenso.
“Estamos sem água desde domingo por volta das 14 horas. Primeiro faltou a energia, mas ela voltou, o que nos é informado é que sem energia o sistema de água não funciona. Porém, ele não se normalizou” informou o morador.
Nesta segunda-feira (06), moradores relataram que o bairro enfrentava transtornos em relação ao serviço público. Entre eles, a falta de água, falta de energia e coleta de lixo.
Outro lado – A Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) informa que a instabilidade energética afetou o sistema operacional de abastecimento no Distrito de Santa Cecília, município de Cantá, no domingo, 05.07, às 14h, se estendendo até as 12h30min de segunda-feira. 06.07. Na noite de segunda-feira, 06.07, o temporal afetou a rede de energia elétrica mais uma vez, das 23h até 12h30min desta terça-feira, 07.07, prejudicando o sistema de abastecimento que depende de energia elétrica para funcionar. Ou seja, nos dois períodos, a falta de energia prejudicou o fornecimento aos moradores. Porém, nos dois casos, tão logo a energia foi normalizada, o sistema foi religado e a rede está em pleno funcionamento neste momento.
Esclarece que a falta de energia prejudica diretamente o sistema de distribuição, que precisa ser reiniciado sempre que ocorre a queda de energia, demandando tempo até que o fornecimento seja restabelecido. Uma vez que todos os equipamentos elétricos necessitam obrigatoriamente de energia estável para funcionar em sua plenitude, o abastecimento de água fica comprometido, devido a instabilidade energética registrada nos últimos dias.