Moradores da Vila Moderna localizada no município de São Luiz do Anauá, Sul do Estado, fazem protesto nesta manhã, 14, em um trecho da BR 210. Eles pedem que o perímetro, que passa pela vila, seja asfaltado.
Indignados, eles fizeram barreira com pedaços de madeira e entulhos para bloquear a passagem de motoristas.
Eles reclamam do excesso de poeira que invade as casas e isso tem prejudicado a saúde dos moradores, principalmente das crianças.
“As crianças estão com problemas respiratórios e micose na pele. Não se pode estender roupa no varal porque fica toda suja. Não agüentamos tanto descaso”, disse uma moradora.
Estradas e pontes
A Secretaria de Comunicação do Governo do Estado informa que a Seinf (Secretaria Estadual de Infraestrutura) está finalizando um diagnóstico detalhado sobre a situação das estradas e pontes do Interior de Roraima.
A partir da conclusão desse diagnóstico, a intenção é começar as obras necessárias antes do inverno para não gerar mais transtornos à população.
Mas mesmo diante a grave situação financeira em que o Estado foi deixado pela gestão passada, medidas emergenciais serão tomadas o quanto antes, sendo elencado o que tem de mais urgente dentre todas as vias precárias do estado para que essas sejam atendidas com prioridade, sobretudo aquelas que servem para escoamento de produção agrícola e as que os estudantes usam para irem a escola.
Esclarecemos ainda que a nova gestão do Governo assumiu o Estado com o caixa praticamente zerado e com inúmeras dívidas, inclusive com pessoal, sendo necessário dar prioridade ao que tem de mais urgente, neste caso da infraestrutura das vias de acesso e escoamento, às pontes quebradas e às vicinais mal estruturadas, que no período do inverno podem dificultar a locomoção de agricultores e estudantes. De maneira que serão esses locais os priorizados pelo Governo do Estado neste primeiro momento.