Cotidiano

Moradores ficam sem telefonia e internet

Cabos da rede de telefone foram quebrados devido ao serviço de troca de poste na avenida Val de Cans há cinco dias

Uma obra de substituição de postes de energia na avenida Val de Cans, no bairro Aeroporto, zona Norte da Capital, deixou moradores sem servidos de telefonia fixa e internet banda larga há pelo menos cinco dias. De acordo a dona de casa Beth Alves, 39 anos, a Eletrobras Distribuidora Boa Vista realizou na quinta-feira passada, 18, a troca de postes de madeira por estruturas de concreto, quando vários cabos de fibra ótica foram rompidos e jogados ao chão. 
“A empresa fez a substituição dos postes, mas deixou os cabos de telefone no chão. Alguns vizinhos até recolheram os fios para dentro de casa, porque eles deixaram tudo caído na rua. Ninguém na região tem sinal de internet, quanto menos de telefone fixo”, relatou.
Morador do bairro há mais de 10 anos, o jornalista José Vilela, 64 anos, se disse surpreso com a atitude da distribuidora de energia. Ele entrou em contato com a operadora Oi para relatar o que estava acontecendo e a empresa deu prazo de 48 horas para resolver a situação, o que acabou não ocorrendo.
“No período da tarde da quinta-feira passada, eles [Eletrobras] substituíram uns postes e cortaram os fios de telefone. Nesse mesmo dia, eu entrei em contato com a central da Oi, por meio do número 10331. Protocolei o pedido para que fosse religada a linha telefônica e eles disseram que resolveriam tudo em até 48 horas, o que não aconteceu. Posteriormente, eles solicitaram mais 48 horas para resolver o problema e estamos aguardando até agora. Já estamos no 5º dia sem serviços de telefone e internet banda larga”, frisou.
Para Vilela, as duas empresas são culpadas pelo problema, uma vez que não respeitaram os seus próprios consumidores. “Eu acho isso um desrespeito ao consumidor, aos usuários de telefonia fixa e um claro sinal de desserviço ao cidadão. Esse é um bem que tem uma vigência contratual, em que o consumidor paga mensalmente para usufruir do serviço e eles têm a obrigação de resolver. Eu tenho certeza que a empresa não vai fazer abatimento nenhum dos dias em que o serviço estava suspenso”, protestou o jornalista.
ELETROBRAS – Em resposta à reclamação dos moradores, a Eletrobras Distribuição Roraima informou que, de acordo com o contrato de permissão para do uso dos postes da rede de distribuição de energia elétrica, assinado entre a empresa Oi e a distribuidora, a operadora de telefonia deve fazer a substituição ou remoção dos equipamentos de sua propriedade acompanhando as ações de manutenção realizadas pela distribuidora.
“A realização de serviços de manutenção na rede de distribuição de energia para melhoria do fornecimento de energia elétrica faz parte da rotina de trabalho da Eletrobras Distribuição Roraima. O calendário desses serviços é informado à empresa de telefonia móvel Oi, com o objetivo de que esta possa programar o acompanhamento dos serviços”, diz a nota.
OI – Em nota, a assessoria de comunicação da Oi informou que não foi notificada sobre troca dos postes para poder acompanhar a movimentação e readequar os cabos de sua responsabilidade. A companhia ressaltou ainda que enviará técnicos ao local nesta terça-feira para reposicionar os cabos e restabelecer o serviço o mais brevemente possível. (M.L)