Cotidiano

Moradores pedem que terrenos baldios da Base Aérea sejam limpos

Além da insegurança, o matagal e a sujeira encontrada nos locais contribuem para a proliferação do mosquito

Moradores do bairro Paraviana, zona Norte da Capital, estão sofrendo com os terrenos baldios da Base Aérea de Boa Vista (BABV) localizados na região. Além da insegurança, o matagal e a sujeira encontrada nos locais estão contribuindo para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

Na rua Anapari, mesma via de um dos terrenos da BABV, os residentes alegam estar sendo prejudicados, inclusive lidando com danos à saúde. “Eu já tive dengue hemorrágica e quase morri. Todos os dias os mosquitos invadem as nossas casas e a maioria dos vizinhos já teve dengue. Ninguém aguenta mais essa situação”, afirmou uma moradora que pediu anonimato.

Segundo ela, além do risco de contrair doenças, o abandono do local e a falta de iluminação da via deixam os moradores com sensação de insegurança. “Muitos animais peçonhentos vêm de lá para os nossos quintais, o que já é uma preocupação. Outro problema são os postes de iluminação, que têm lâmpadas, mas não funcionam. Quando chega a noite, ficamos na escuridão”, disse.

Outra residente da via, que também não quis se identificar, informou que o local também funciona como ponto de droga. “Muitos usuários de drogas passam por aqui, muito provavelmente por conta da escuridão e dos terrenos abandonados”, discorreu. “Pedimos ao poder público e aos responsáveis que tomem alguma providência. É o nosso direito como cidadão. Não podemos continuar vivendo com medo”, complementou.

OUTRO LADO – Em nota, a Base Aérea de Boa Vista (BABV) informou que realiza o recolhimento de lixo regularmente nas áreas patrimoniais do bairro Paraviana. “Nos últimos meses, realizamos mutirões de limpeza com o objetivo de retirar detritos sólidos que pudessem se tornar focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti”, afirmou.

Conforme a BABV, apesar das iniciativas para manter a área limpa, a população não tem colaborado. “Muitas pessoas depositam diariamente restos de obra, móveis usados e todo tipo de lixo em nosso terreno. Até uma via, onde transitam pessoas e motocicletas, foi aberta irregularmente”, informou.

De acordo com a nota, a instituição continuará com as ações de limpeza para tentar manter os locais limpos. “Assim como manteremos as atividades de combate ao mosquito Aedes aegypit. No entanto, somente com a conscientização da população é que conseguiremos manter a área realmente livre do lixo”, concluiu.

PREFEITURA – Em relação à iluminação da via, a Prefeitura de Boa Vista informou que enviará uma equipe até a rua Anapari, no bairro Paraviana, para verificar a situação. “Se for um problema de manutenção das luminárias, o trabalho será efetuado imediatamente. Caso seja necessária a implantação de novas luminárias, as equipes vão concluir os trabalhos até o final de maio”, informou.

Segundo a Prefeitura, a iluminação pública é um dos serviços essenciais para o tráfego de veículos e pedestres para a segurança pública e para a qualidade de vida da população. (B.B)