Cotidiano

Moradores recebem títulos definitivos

Governo do Estado realizou a entrega de 140 títulos definitivos aos moradores do bairro Senador Hélio Campos

Moradores do bairro Senador Hélio Campos, localizado na zona Oeste de Boa Vita, região mais populosa da Capital, receberam 140 títulos definitivos de lotes urbanos. A solenidade ocorreu na manhã deste sábado, 12, na Casa do Cidadão.

Durante a solenidade, o Governo anunciou a implantação, em 2016, de um posto do Instituto de Terras de Roraima (Iteraima) na Casa do Cidadão, para facilitar a vida dos moradores daquela área, na hora de ingressar com os pedidos de emissão de títulos definitivos para esses bairros.
“A partir de 2016, o Governo fará a maior regularização fundiária que já se viu. Conseguimos uma vitória importante que foi a reedição do do decreto de repasse das Terras da União para o Estado, na última quarta-feira, dia 9. Agora, com todas as condicionantes cumpridas, definitivamente vamos trabalhar para regularizar as terras. Será um trabalho em parceria com União, com o Incra [Instituto de Colonização e Reforma Agrária], para avançarmos nas regularizações, tanto da União, como daquelas que cabem ao Estado fazer”, disse a governadora Suely Campos.

O diretor-presidente do Iteraima, Alysson Rogers, destacou que a regularização traz reconhecimento aos moradores. “Regularizar é reconhecer um direito amparado pela Lei de Terras 290/2001, e estamos fazendo o nosso dever, que é atender aos anseios da população”, afirmou.

Ele explicou também que a regularização fundiária garante a segurança jurídica da propriedade. “O proprietário vai poder registrar em cartório, vai poder regularizar a edificação no terreno, enfim, terá a segurança de saber que o imóvel é dele de fato e de direito”, ressaltou.

O presidente lembrou ainda que atualmente está tramitando na Assembleia a Lei de Regularização de Terras Urbanas, que abrange todo o estado. “Todas as áreas de propriedade do Governo de Roraima, situada em perímetro urbano, serão possíveis de destinação mediante essa lei. É um ganho para o Governo, que terá um instrumento jurídico, que permitirá a regularização daquelas ocupações de boa fé, que preencham os requisitos legais e para os moradores dessas ocupações”, disse.

Para o presidente da Associação dos Moradores do bairro Senador Hélio Campos, Jailson Mesquita, a entrega de títulos representa “o grito de independência”. “Somos o maior bairro de Boa Vista, e grande parte do bairro foi construindo na base da ocupação irregular, mas faltava o reconhecimento do Estado, para cada um ser de fato o dono da propriedade”, observou.