Cotidiano

Moradores reclamam da falta de água no Uiramutã

Moradores do município do Uiramutã, Norte do Estado, reclamam que estão há mais de dois meses sofrendo com a falta de água.
“Já relatamos o problema para o representante da Caer [Companhia de Água e Esgoto de Roraima], mas nada foi resolvido”, disse o morador Rogério Lima.
Sempre sofremos com a falta de água, mas agora o problema se intensificou. “As únicas casas que contam com água são aquelas localizadas na rua principal da Sede”, disse Lindalva Lima. Para fazer os serviços domésticos, os moradores relatam que precisam buscar água em igarapé.
A Caer informou que o sistema de abastecimento de água tratada do município do Uiramutã está normal. No entanto, o abastecimento tem sido prejudicado por três motivos.
O primeiro, são as constantes falhas do motor de energia. O segundo, a bomba do poço que abastece o Exército na região queimou, e pelo menos uma vez por dia, é necessário encher o caminhão pipa dos militares, o que enfraquece a distribuição da rede.
O terceiro problema, é a constante utilização por parte dos moradores do uso de bombas retirando água diretamente da rede. A prática reduz a pressão na rede de distribuição e prejudica o abastecimento dos locais mais distantes. Para isso, a Caer intensificou a fiscalização.