Moradores reclamam de bueiro estourado há mais de duas semanas no Tancredo Neves

Por meio de nota, a Caer informou que o problema é decorrente do uso incorreto da rede de esgotamento sanitário pelos moradores

Bueiro está estourado há mais de duas semanas na rua (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Bueiro está estourado há mais de duas semanas na rua (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Moradores da rua Lourival Silva, no bairro Tancredo Neves, reclamam de um bueiro estourado desde o dia 11 de outubro. Segundo eles, a água suja e o mau cheiro têm incomodado a população. No relato, eles afirmam que o esgoto das casas também não têm escoado direito por conta do problema.

A professora Claudiane Rodrigues, dona de uma das residências afetadas, relata que já foram feitas inúmeras denúncias à Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer), que chegou até a drenar a água suja com um caminhão pipa, mas o problema segue sem resolução e prejudicando a rotina dos moradores.

“Ainda não estamos no período de inverno para essa situação está assim, imagine quando começar. O nosso bairro tem tendência a alagar com as fortes chuvas e a gente fica preocupado com a falta de resolução desse problema no esgoto”, relata a moradora preocupada.

Professora Claudiane Rodrigues, uma das moradoras que sofre com o problema do esgoto (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

A equipe da FolhaBV foi até o local e constatou a situação. O mau cheiro forte invade as residências e empreendimentos próximos, além da água contaminada que escorre pela rua. Os moradores já haviam feito denúncias anteriormente ao jornal, no dia 21 de outubro. Questionada na época, a Caer informou que enviaria uma equipe para averiguar a situação.

Moradores relataram os problemas causados pelo bueiro estourado (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Novamente a FolhaBV questionou a companhia sobre a situação. Por meio de nota, a Caer informou que o problema é decorrente do uso incorreto da rede de esgotamento sanitário pelos moradores. Confira a nota na íntegra, abaixo.

A Companhia de Águas e Esgotos de Roraima informa que o problema relatado pelos moradores da Rua Lourival Silva, no Bairro Tancredo Neves, é decorrente do uso incorreto da rede de esgotamento sanitário pelos usuários, com o descarte indevido de óleo de cozinha e outros resíduos que danificam seriamente as tubulações, comprometendo tanto a rede de esgoto quanto o meio ambiente e causando transtornos aos moradores.

Informa ainda que técnicos da empresa executam frequentemente serviços de hidrojateamento na rede para desobstrução decorrente do uso inadequado por parte dos usuários, inclusive, a equipe será enviada novamente nesta segunda-feira, 28, ao endereço para realizar serviço de limpeza e desobstrução da rede.

E orienta aos moradores que utilizem a rede de maneira correta, dando destinos adequados a óleo de cozinha e outros resíduos para evitar este tipo de problema.

A Empresa agradece a compreensão de todos e disponibiliza canais de comunicação para reclamações e esclarecer dúvidas sobre saneamento básico diretamente com a Companhia.