Moradores do Santa Cecília procuraram a Folha BV para denunciar as condições das ruas do loteamento. O local abrange a área do loteamento Sumaúma, também afetado pelos alagamentos. Nossa reportagem esteve presente no local para ouvir os moradores.
A advogada Glaucia Vanessa mora no município desde dezembro de 2021, mas já visitava o local desde 2018, para visitar o terreno que possui no loteamento. “Quando eu visitava aqui, sempre via a dificuldade de quem mora aqui, principalmente as pessoas que não tem transporte e precisam passar pelas áreas alagadas”, afirmou Gláucia.
A moradora afirma que a falta de manutenção ocorre não somente no inverno, como no ano inteiro. “É o tempo todo. No inverno a situação fica mais delicada, porque formam-se verdadeiras ‘lagoas’. Tem ruas que estão completamente tomadas pela água”, disse.
O mato alto também é uma grande preocupação da população do bairro. “Geralmente, as pessoas que não tem carro precisam andar pelo matagal para entrar em casa. Fora isso, ainda tem o perigo de animais peçonhentos como cobras, escorpiões e etc”, relatou.
Além disso, Glaucia também diz que os Correios não entregam as correspondências no local. A moradora diz que ao procurar a prefeitura, nada é feito. “É prometido uma data, mas não cumprem. A última terraplanagem foi feita depois de uma arrecadação de fundos feita pelos próprios moradores”, explicou.
OUTRO LADO
Em nota, a prefeitura de Cantá afirmou que na gestão do Prefeito André Castro o Distrito de Santa Cecília, por meio de articulação com o Deputado Federal Nicoletti, foi contemplado com emenda no valor de 17 milhões para solução de drenagem, urbanização de vias e pavimentação asfáltica, o projeto já foi licitado e a empresa responsável está elaborando o projeto para posterior aprovação, após a aprovação a prefeitura vai realizar a licitação para contratação de empresa e execução da obra. Estamos finalizando um processo licitatório de contratação de empresa de limpeza de vias públicas, tão logo seja finalizado o certamente, enviaremos a equipe para o Santa Cecília. Informamos ainda que, por meio do Governo do Estado, está sendo licitado a contratação de empresa especializada para serviços de arruamento, com a previsão para o mês de junho, após contratação o Governo do Estado se comprometeu em executar o arruamento de Santa Cecília e Sumaúma.
Ressaltamos que, em todos os anos de existência é a primeira vez que o Distrito de Santa Cecília recebe, do setor público, investimentos direcionados para a infraestrutura de pavimentação asfáltica. Conforme o Prefeito André Castro: “Hoje o município está com o maior programa de asfaltamento urbano, com recursos de 5 milhões para o Bairro das palmeiras, 7 milhões para a Vila central, 7 milhões para a Vila Félix Pinto, 5 milhões para a Vila São José, 6 milhões para as Vilas Serra Grande I e II e ainda temos quase 10 milhões para asfaltar vicinais. Dessa forma seguimos trabalhando para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e pedindo a Deus saúde , sabedoria e proteção. Que Deus nos abençoe!” Declarou.