A Folha recebeu denúncias de moradores da rua Tia Joaca, no bairro Caimbé, em Boa Vista. Segundo as reclamações, há anos a rua alaga com as chuvas por não possuir um sistema de escoamento eficiente. Quando chove, a água invade as casas e causa prejuízos aos moradores.
Um dos denunciantes afirma residir no local desde 2002, e desde então vem presenciando alagamentos.
“A rua não tem escoamento de água, então toda vez que chove, seja uma chuva fraca ou forte, o volume da água aumenta e entra nas casas. A situação só vem piorando. Várias vezes já perdi móveis, guarda-roupas… Solicitamos que seja, pelo menos, interligados os bueiros da rua”, afirmou.
Marnês Arenhart mora na rua Tia Joaca desde 2013. Em dezembro daquele ano, foi quando presenciou o primeiro alagamento em casa.
“Perdi todos os móveis, alagou muito a casa. Para evitar de acontecer de novo, construí uma barreira de contenção. Por um tempo funcionou, mas hoje a fossa da casa também alaga e entra dentro de casa. Além da égua, também causa um mau cheiro”, disse.
Em nota, a Secretaria Municipal de Obras informou que a rua Tia Joaca recebeu obras de drenagem, pavimentação e urbanização no trecho da rua Ivone Pinheiro até o final da rua sem saída, além de pavimentação da rua Julio Pinto até a América Sarmento Ribeiro.
“Foram executados ainda serviços de recapeamento em vários pontos da via. O município trabalha para incluir outros trechos em projetos para obra de drenagem, no entanto, depende de recursos do Governo Federal, através de emendas parlamentares. Uma equipe da Patrulha da Chuva será enviada ao local para verificar a situação e, caso necessário, programar a limpeza da área”, completou a nota.