Cotidiano

Moradores reclamam de mau cheiro que exala de bueiros

Prefeitura e Caerr alegam que o problema é causado pela ligação clandestina de lixo doméstico direto nas galerias de águas pluviais

Moradores do bairro São Francisco, das ruas Valério Magalhães, Dom José Nepote e adjacências, convivem com um mau cheiro que exala dos bueiros há quase uma década. Segundo eles, o problema surgiu depois da construção das galerias pela Prefeitura de Boa Vista e, mesmo depois de muitas reclamações, nenhuma providência foi tomada.

Segundo o eletricista Manuel Araújo, de 53 anos, viver e trabalhar naquela região tem sido cada dia mais difícil. “O odor que sai dos bueiros e exala por quase todas as ruas aqui perto é insuportável. Às vezes temos que entrar em casa para aliviar um pouco, pois não dá para ficar ao ar livre”, contou. Manuel tem um pequeno negócio no local e disse que até para atender os clientes fica difícil. “Os meus clientes vêm até aqui porque me conhecem, porque até eles reclamam do que acontece por aqui”, frisou.

O aposentando Ildo Ferreira, vizinho do Manuel, vive naquela rua há mais de 30 anos e disse que acompanhou todo o trabalho que foi feito pela Prefeitura e pela Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caerr). Ele relatou que o madeiramento colocado pelos trabalhadores para firmar a galeria está todo embaixo do asfalto e não foi retirado depois da conclusão das caixas. “Agora estão aí apodrecendo dentro da terra e entupindo as valas e é isso que causa todo mau cheiro que temos que suportar todos os dias”, ponderou.

O comerciante Daves Araújo explicou que a dificuldade de interligar os tubos das casas na rede de esgoto tem feito com que muitos moradores joguem os dejetos direto na galeria e ele acredita que isso também é a causa do problema.

Os moradores não souberam precisar a data da construção da obra, mas tiveram o entendimento que há mais de dez anos que o problema existe. Para encontrar uma solução, já fizeram diversos abaixo-assinados e enviaram para autoridades competentes. “Já tentamos de tudo e nada tem solução. Quando entope ligamos para a Caerr, eles vêm tentam desentupir e depois vão embora, mas o mau cheiro continua”, disse Daves Araújo.

A situação piora com a intensidade do sol no verão, pois o asfalto aquece e os gases são exalados pelos bueiros e é possível sentir o odor há metros de distância. A infectologista Cassandra Mangabeira explicou que a inalação constante de gases emitidos pelo esgoto pode afetar a mucosa gástrica e o pulmão, além de microrganismos que podem causar uma série de enfermidades respiratórias.

CAERR – A assessoria de imprensa da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima informou que o mau cheiro exalado nas galerias das Ruas Dom José Nepote, Valério Magalhães e cercanias, no bairro São Francisco, não se refere à rede de esgoto da Caerr. “O problema é corriqueiro, apesar de proibido, pois consiste em interligações de lixo doméstico (dejetos, etc.) descartados incorretamente nas redes pluviais. Cabe à Prefeitura de Boa Vista, responsável por essa gestão, autuar e notificar os responsáveis”, alegou.

PREFEITURA – A Prefeitura de Boa Vista, por intermédio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente, esclareceu que o bairro São Francisco possui rede de esgotamento sanitário, porém alguns moradores estão fazendo, de forma irregular, a ligação direta do esgoto com a galeria de águas pluviais.
Os moradores podem ajudar a denunciar o imóvel que esteja lançando esgoto de forma irregular em galeria de águas pluviais, entrando em contato com a Central de Atendimento 156, e passando os dados necessários para a identificação do morador, para que as medidas necessárias possam ser tomadas. Para maior eficiência da ação da fiscalização, a descrição da irregularidade deve ser feita com o maior detalhamento possível. (C.O)

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.