Cotidiano

Moradores reclamam do atendimento em unidade de saúde

Para marcar consultas, população aguarda em frente à unidade de saúde desde a noite do dia anterior

Em imagens compartilhadas na tarde de ontem, 01, por um aplicativo de mensagens instantâneas, é possível visualizar um conjunto de moradores de Boa Vista aguardando em frente da Unidade Básica de Saúde Mecejana, da rede municipal, com o objetivo de agendar consultas no local.

Conforme uma fonte que não quis se pronunciar, a população aguarda em fila em cadeiras e até em uma rede, desde a noite do dia anterior para conseguir um lugar de atendimento.

Questionada pelo número de pessoas aguardando atendimento, a Prefeitura de Boa Vista (PMBV) informou que as filas na unidade são referentes à marcação de consultas para a especialidade de fisioterapia para adultos e que o Governo Estadual não está suprindo a demanda de fisioterapia da população.

“Hoje, o Centro de Reabilitação Física, de gestão do Governo Estadual, não está suprindo a demanda de fisioterapia dessa parcela da população. A maioria é paciente do Hospital Geral de Roraima (HGR), com sequelas causadas por acidentes automobilísticos” diz trecho da nota.

Segundo a PMBV, “por essa deficiência na saúde estadual, a unidade do Mecejana fica com o desafio de atender grande número de pessoas, inclusive do interior do Estado”.

ATENDIMENTO

De acordo com a PMBV, o posto de saúde do Mecejana oferece 30 vagas, destinadas para atender casos complexos das crianças do Hospital da Criança Santo Antonio.

A rede municipal é responsável pelo atendimento de crianças a partir de 29 dias até 12 anos, 11 meses e 29 dias. Os serviços são direcionados especificamente para atender a população infantil, principalmente nos casos crescentes de acidentes domésticos que muitas vezes causam lesões ortopédicas que requerem fisioterapia para recuperação da mobilidade adequada.

A Prefeitura informou ainda que o atendimento de média complexidade para pessoas a partir de 13 anos na especialidade de fisioterapia, deve ser feito pelo estado, uma vez que já iniciaram seu atendimento no HGR.

ERRATA

As informações preliminares da matéria de que o centro de reabilitação se tratava do “Centro de Reabilitação Rede Cidadania” foram questionadas pelo Governo do Estado. Ao procurar a PMBV, a informação é que, na realidade, a rede municipal tratava sobre o “Centro de Reabilitação Física”, localizado na Ataíde Teive.