EM BOA VISTA

Moradores relatam cobrança de valores abusivos na conta de água

Em uma das contas, em janeiro a cobrança era de R$ 45, já em fevereiro a conta veio de R$ 803,58

 A ação será realizada no Centro de Atendimento Social (CAS) Vila Jardim, no bairro Cidade Satélite. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
A ação será realizada no Centro de Atendimento Social (CAS) Vila Jardim, no bairro Cidade Satélite. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Moradores dos bairros Jardim Tropical, Centenário e Cidade Satélite, denunciam a cobrança de valores abusivos nas contas de água deste mês. Em uma das contas, em janeiro a cobrança era de R$ 45, já em fevereiro a conta veio de R$ 803,58.

A maioria das reclamações são de moradores do Residencial Vila Jardim, mas nas redes sociais moradores do bairro Cidade Satélite e outros bairros também reclamam do aumento, que varia de R$ 600 a R$ 1.000.

A Fisioterapeuta, Alda Eliza, se mudou para a casa, no bairro Jardim Tropical, tem um mês e diz que a cobrança é absurda.

“Só de esgoto foi mais de R$ 600. Não tem condições de pagar R$ 1.466 em uma conta. Aqui em casa só são quatro pessoas”, relatou indignada.

Moradora reclama de erro na leitura do hidrômetro de sua residência

A advogada Sandra Mendes, moradora do bairro Centenário, percebeu no mês passado um aumento expressivo na conta, que antes vinha de R$ 62 e neste mês a cobrança é de R$ 109. Ao verificar a conta, ela percebeu que a leitura do hidrômetro na casa não condizia coma registrada no documento.

“Minha média de consumo é de 6m2, sou e mais duas crianças. Eu passei os últimos dois meses viajando, a casa trancada e subiu para 16 m2 de consumo. Isso ta errado”, relatou indignada.

Hidrômetro da casa da Sandra registrando 2.406 de consumo de água (Foto: Arquivo Pessoal)

A reportagem procurou a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer) que se manifestou por meio da seguinte nota:

A (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) orienta aos consumidores que, ao perceberem um aumento significativo no valor da fatura de um mês para outro, revisem as instalações e procurem vazamentos que podem ocasionar este tipo de aumento na conta.                                                    

Após essa verificação na própria residência, o usuário pode procurar a Caer para solicitar a revisão do valor da fatura ou até mesmo aferição do hidrômetro.                  

Informa ainda que a empresa possui um setor específico denominado Divisão de Proteção do Consumidor, composta por assessores jurídicos responsáveis por acompanhar essas solicitações, via requerimento e auxiliar na defesa do próprio consumidor junto a empresa, a gestão que muitos desses acréscimos são em virtudes de vazamentos ocultos.                              

Nestes casos, após a identificação desses vazamentos, os registros por meio de fotos, vídeos e todos os meios que o consumidor conseguir provar que o vazamento é oculto, os valores são revistos.                                

Como forma de facilitar o acesso dos usuários, a Caer fará mutirões de atendimentos nos bairros: Cidade Satélite (24 de fevereiro ); no Caranã: (2 de março); Pintolândia (9 de março); e Raiar do Sol (16 de março).

E a partir de segunda-feira, 19 de fevereiro, o formulário de requerimento estará disponível no site da Caer: https://www.caer.com.br, sendo específico para o mês de fevereiro de 2024, como forma de facilitar a solicitação do usuário.